27 Abril 2010 - 14:55

Prefeito e Câmara prestam homenagem a diretores da Fits

Ricardo Penha

A Câmara de Vereadores de Maceió homenageou, nesta terça-feira (27), os diretores da unidade alagoana da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Cruz das Almas. Os diretores Gilberto de Mendonça, reitor da faculdade, e Dario Arcanjo, receberam do Legislativo o Título de Cidadão Honorário de Maceió, além da Comenda Senador Aurélio Vianna.

Durante a homenagem, o prefeito Cícero Almeida destacou a iniciativa da faculdade de montar uma unidade de ensino fora do circuito da área nobre de Maceió, como Ponta Verde e Jaraguá.
“Foi uma ousadia criar uma faculdade em meio a uma comunidade carente, e não num bairro nobre. Só quem tem uma história sólida no ensino superior nesse país pode fazer isso”, disse Almeida. O campus da Fits em Maceió fica em Cruz das Almas, próximo a Grota do Arroz.

O prefeito também disse que a trajetória de vida dos dois diretores da faculdade é similar a dele, já que ambos vêm de famílias humildes. “Não sou aluno da Fits, mas posso dizer que sou aluno do Gilberto [Mendonça] por causa da sua vida”, comparou.

Dario Arcanjo disse em seu discurso que Deus lhe deu a missão de ser educador. “Professor nesse país não tem o valor merecido. Mas procuro seguir com orgulho a missão que Deus me deu”, afirmou.

Segundo ele, quando se instalou em Maceió, no antigo Shopping Iguatemi, a Fits tinha apenas 150 alunos matriculados. “Tivemos que lidar com a desconfiança dos alunos, que não acreditavam na faculdade. Mas hoje já são 3.500 alunos matriculados, entre cursos de graduação e pós-graduação”, revela o professor.

Já o diretor Gilberto de Mendonça, destacou o empenho do prefeito Cícero Almeida durante o período em que o grupo de ensino ainda sondava o mercado alagoano. “Lembro de ter procurado o prefeito e ele, pessoalmente, me ajudar na chegada da Fits aqui em Maceió. Uma receptividade nunca vista por mim em qualquer outra cidade”, conta o professor.

A Câmara decidiu prestar a homenagem à diretoria da Fits em retribuição ao período em que funcionou provisoriamente no local, por conta das obras no edifício-sede, na Praça Deodoro.

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯