26 Julho 2022 - 09:47

Faculdade de Direito da Ufal recebe Prêmio OAB Recomenda nacional

Renner Boldrino/Ufal
Na solenidade foi entregue o Prêmio OAB Recomenda

O curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas tem mais um reconhecimento nacional com o OAB Recomenda. A diretora da Faculdade de Direito (FDA), Elaine Pimentel, recebeu o prêmio das mãos do presidente da entidade em Alagoas, Vagner Paes, em solenidade na sede da regional no bairro de Jacarecica, em Maceió.

A professora e pesquisadora destacou a importância do reconhecimento, que demonstra o esforço de todos os que compõem o curso de Direito, em um momento em que as universidades públicas do país se deparam com cortes consideráveis no orçamento. “A Ufal não forma somente tecnocratas, mas forma humanistas, cientistas e mestres que têm um papel muito importante na sociedade. É um legado do povo alagoano”, pontuou.

“Parabenizo docentes, técnicos e estudantes por esse importante reconhecimento. É nossa Universidade pública, gratuita e de excelência fazendo seu papel de Transformar a realidade pela educação”, disse Elaine Pimentel.

O selo OAB Recomenda é concedido pelo Conselho Federal às instituições de ensino superior com consideráveis números de aprovados no exame da Ordem e com notas relevantes no Enade. Em Alagoas, duas unidades foram contemplados com a chancela: a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, e os coordenadores dos cursos de direito nos campi Maceió e Arapiraca, Márcio Rocha e Tiago Vicente também marcaram presença e receberam o selo de excelência do Conselho Federal.

Selo OAB Indica

Na mesma solenidade, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas também lançou o selo OAB Indica, que vai certificar a qualidade do ensino do Direito nas faculdades e universidades do estado, com o objetivo de incentivar as instituições a investirem em qualificação docente e em infraestrutura. A iniciativa em âmbito estadual, inédita no país, foi uma promessa de campanha da atual gestão que, agora, tornou-se realidade por meio da atuação da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem.

O presidente da OAB em Alagoas, Vagner Paes, destacou a satisfação de implantar o selo, um marco para a advocacia alagoana. “Hoje estamos vivenciando um marco importante para o ensino jurídico de Alagoas, pois estamos criando mais um indicador de qualidade, com parâmetros diferentes dos que são avaliados pelo Conselho Nacional. São parâmetros que estão dentro da realidade e das peculiaridades de Alagoas. Um compromisso da Ordem que tem como norte a elevação da advocacia”, afirmou Vagner.

Na ocasião, os representantes de instituições de ensino superior de Alagoas conheceram, em primeira mão, os critérios que serão avaliados para concessão da chancela. A questão da acessibilidade será um dos pontos levados em consideração. Além dele, também serão considerados pontos como o grau de desenvolvimento dos Núcleos de Práticas Jurídicas; a atualização do acervo bibliotecário; a existência de projetos de iniciação científica e de extensão; e o número de professores mestres e doutores. Todos os detalhes sobre o selo serão listados em edital.

Para a presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL, Ingrid Dantas, mais do que avaliar os cursos de Direito de Alagoas, o selo OAB Indica vai incentivar e fomentar o ensino no estado, considerando critérios sensíveis à realidade alagoana. “Queremos fazer com que cada vez mais faculdades possam receber o selo. Um dos critérios avaliados é a questão da acessibilidade, pois queremos que as faculdades sejam plurais e estejam dispostas a receber todas as pessoas”, assegurou.

Os presentes ao evento também puderam assistir a uma palestra do professor Marcos Bernardes de Mello, ilustre jurista que falou um pouco sobre a história da Faculdade de Direito em Alagoas, que chegou ao estado em um momento bastante conturbado no país, ainda na década de 30.  

por Ascom Ufal e OAB

Comentários comentar agora ❯