Skip to content

Prefeitura desobstrui galerias e alerta sobre descarte de lixo

  • Home
  • Maceió
  • Prefeitura desobstrui galerias e alerta sobre descarte de lixo

Prefeitura desobstrui galerias e alerta sobre descarte de lixo

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizou a desobstrução de um bueiro localizado na rua ao lado da Praça Manoel Duarte, no bairro da Pajuçara. Entre o material retirado na tarde desta quarta-feira (24), estava um tanquinho de lavar roupas, partes de uma TV e um pneu.

O secretário Ib Brêda lembra que a principal causa da obstrução de galerias é o descarte inadequado de lixo. “Quando chove, o material sólido e volumoso obstrui as galerias, impedindo o fluxo da água e provocando os alagamentos, que prejudicam toda a população”, afirma.

O secretário cita uma situação observada na Pajuçara. “Tiramos uma quantidade considerável de lixo desse bueiro. Durante três dias, a população, que mora ou passa pela região em frente à casa de festas Pierre Chalita sofreu com alagamentos. Infelizmente, isso não acontece só aqui, na parte baixa. Temos que ter muito cuidado com o descarte do lixo que fazemos para evitar transtornos na cidade”, alertou Ib Brêda.

A Seminfra possui equipes que trabalham nas ruas para minimizar os problemas ocasionados pelas chuvas. Entre as demandas mais comuns neste período, estão as ruas alagadas por conta dos bueiros e galerias de águas pluviais entupidas.

Além de descartar corretamente seus resíduos, a Prefeitura orienta o cidadão a colocar os sacos de lixo na porta de casa apenas nos dias e horários da coleta, para evitar a ação de animais e de outros agentes que podem rasgar os sacos e deixar o lixo espalhado.

“O cidadão é também um fiscal da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e deve informar ao órgão se a coleta atrasar ou não passar no dia programado. A população deve evitar o descarte irregular de resíduos”, alerta o superintendente de Limpeza Urbana de Maceió, Davi Maia.

A Superintendência dispõe de uma linha direta para atender as solicitações, tirar dúvidas, fornecer orientações e receber sugestões e denúncias, a Central de Limpeza. “Temos uma Central de Limpeza que funciona no número 0800 082 2600 e pelo WhatsApp 98802-4834. As ligações são gratuitas e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. Através das ligações, a população pode contribuir para diminuir os problemas relacionados ao descarte irregular de lixo”, destaca o superintendente da Slum, Davi Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também