Skip to content

Prefeitura incentiva inserção de jovens no mercado de trabalho

  • Home
  • Maceió
  • Prefeitura incentiva inserção de jovens no mercado de trabalho

Prefeitura incentiva inserção de jovens no mercado de trabalho

Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió tem sido uma das grandes incentivadoras da inserção de jovens no mercado de trabalho. As ações conduzidas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), por meio do Sine Maceió, oportunizaram que jovens conseguissem seus primeiros empregos formais.

Nesta terça-feira (24), comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A iniciativa da OIT – Organização Internacional do Trabalho busca incentivar a contratação de pessoas sem maior experiência, destacando para os empregadores que os jovens profissionais podem acrescentar muito ao mercado de trabalho.

Luiz Lamenha é exemplo disso. Aos 21 anos, depois de passar por uma seleção no Sine Maceió, conseguiu seu primeiro emprego na Almaviva. Em seis meses, obteve a primeira promoção e, em um ano, deixou de ser instrutor de capacitação para assumir o cargo de analista de capacitação na empresa.

“A experiência do primeiro emprego foi muito boa. Sou do interior, então pude me manter de forma independente, em Maceió, onde também faço faculdade. Além disso, tem o lado do crescimento profissional, com as habilidades que pude desenvolver nesse período e que vão me acompanhar pelo resto da vida. Elas farão a diferença nas próximas experiências profissionais que terei”, disse ele, que aos 25 anos trabalha no Instituto Crescer como analista de capacitação.

Carteiras assinadas

No último dia 14, o processo de seleção destinado à contratação de 500 funcionários de call Center foi concluído, o que reflete a dinâmica do trabalho de intermediação de mão de obra da Prefeitura, que inseriu 1.159 trabalhadores no mercado no primeiro trimestre deste ano.

“Esse trabalho, feito em parceria entre a Prefeitura e as empresas contratantes, representa oportunidades de emprego e qualificação para centenas de maceioenses, como os que participaram do processo seletivo para o preenchimento de 500 vagas ofertadas pela Almaviva. Trata-se de um trabalho muito importante, pois muitas dessas pessoas conquistaram o primeiro emprego de suas vidas por meio dessas parcerias”, afirma o prefeito Rui Palmeira.

A parceria com a empresa de call center é um exemplo de grande empregador, mas o trabalho de captação de vagas e mediação de mão de obra é diário no Sine Maceió. Entre as ações, está o Sine Itinerante, que leva os serviços ofertados pela Semtabes para perto do trabalhador.

“Uma das estratégias do Sine Maceió para garantir maior empregabilidade à população é a descentralização dos serviços, que são levados para diferentes localidades da capital pelo projeto Sine Itinerante. Nessas ações, além das vagas ofertadas pelas empresas, os trabalhadores maceioenses podem fazer cadastro de currículos, dar entrada no seguro-desemprego e fazer a carteira de trabalho, tudo perto de suas casas”, reforça o secretário de Trabalho, Tácio Melo.

Para Luiz Lamenha, as oportunidades devem ser aproveitadas. “Quem está tentando entrar no mercado de trabalho não deve desistir. Uma coisa que falava para os meus alunos quando era instrutor é que é preciso dar o seu melhor. As oportunidades estão aí para todos, mas apenas os preparados conseguirão agarrá-las e crescer profissionalmente”, alertou.

Sine Maceió

Os serviços ofertados pelo Sine Maceió são gratuitos para os trabalhadores e empresários. O posto de atendimento fica na Rua Barão de Anadia, n° 85, ao lado da Estação Ferroviária, no centro da cidade. O atendimento é feito no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3315-6205 e 3315-2856.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também