24 Abril 2017 - 21:37

Secretário discute sustentabilidade urbana durante encontro

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres, participa em Brasília do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Com realização bienal por meio da organização da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em parceria com o Sebrae, o evento acontece até o dia 28 de abril e reúne prefeitos, secretários municipais e estaduais, ministros, parlamentares e pesquisadores em uma programação que busca estabelecer troca de informações, fortalecer e organizar as propostas de melhoria e aperfeiçoamento da gestão pública a partir de agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

“A participação de gestores da Prefeitura de Maceió em eventos como este, em Brasília, tem uma grande representação por se tratar de um momento oportuno para a troca de experiências e o compartilhamento de atividades que estão sendo realizadas em outros locais, o que nos ajuda a fortalecer o trabalho em nossa capital. A temática do EMDS é bem propícia ao momento em que estamos, levando os participantes a refletir sobre reinventar o financiamento e a governança das cidades”, disse Gustavo Acioli Torres, que participa do encontro junto ao secretário-adjunto de sustentabilidade, Fábio Palmeira, e da secretária municipal de Assistência Social, Celyane Rocha.

Nesta segunda-feira (24), primeiro dia do EMDS, os participantes acompanham a programação com foco no tema “Diálogos sobre Finanças Verdes: experiências e demandas das capitais”. Durante o evento, Gustavo Acioli Torres também participa do X Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, o CB27, que, em março, aconteceu em Salvador e contou com a presença do titular da Semds.

Programação

Com abordagem no sentido amplo da sustentabilidade, o EMDS traz, nos cinco dias de realização, debates importantes sobre serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; direito à Cidade; repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez; agenda urbana global e mudanças climáticas; e incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

A programação do evento, que reuniu cerca de nove mil pessoas na última edição, também conta com apresentações do IBGE com estatísticas dos municípios brasileiros; oficina da Receita Federal para orientar os gestores sobre as vantagens e perspectivas de aumento da receita pública municipal por meio da fiscalização e cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR); reunião de bancos internacionais; apresentação da União Europeia sobre soluções tecnológicas; oficinas sobre projetos para aprimorar a gestão pública; debate em relação às parcerias público-privadas (PPPs) e as concessões como alternativas para a crise; abordagens sobre as inovações na infraestrutura urbana; discussão entre conexões da energias renováveis e a redução de CO2 nas cidades; além de palestra do Governo Federal para orientar os gestores sobre a execução de recursos.

por Secom - Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.