23 Outubro 2021 - 23:13

Saúde promove Atualização em Vacinação nas Maternidades na tarde dessa sexta (22)

Ascom SMS
Treinamento sobre Vacinação em Maternidades

O Programa Nacional de Imunização (PNI) ofereceu na tarde dessa sexta-feira (22), uma palestra sobre a Atualização em Vacinação nas Maternidades. A atividade foi dirigida a enfermeiros e técnicos de enfermagem de todas as maternidades instaladas em Maceió.

A palestra foi desenvolvida com foco na promoção do incentivo à vacinação nas unidades, capacitando os profissionais de saúde de salas de vacina para a imunização de recém-nascidos e puérperas.

De acordo com a enfermeira residente do Plano Nacional de Imunização, Jéssica Barbosa, a atividade foi organizada para aperfeiçoar técnicas e procedimentos relacionados à administração de imunizantes.

“Fizemos um pré-teste para as participantes da palestra, que preencheram algumas questões. Em seguida, começamos as apresentações dos conteúdos, com demonstrações de como é feita a vacinação, com treinos para as enfermeiras e técnicas de enfermagem, de maneira dinamizada”, explica.

 A Gerência identificou que a procura por imunização nas maternidades caiu durante a pandemia da Covid-19.

“Por conta da pandemia da Covid-19, provavelmente houve receio das mães de levarem crianças para maternidades, havendo uma queda na procura da imunização. Com isso, a atualização das vacinas registrou uma queda nesse período”, destacou a gerente de Imunização do Município de Maceió, Eunice Amorim.

“As primeiras vacinas são BCG e Hepatite B, depois os bebês irão retornar quando tiverem dois anos de vida, para dar seguimento ao esquema vacinal de rotina. Na palestra podemos ver demonstrações, como manuseio das caixas térmicas, procedimentos de preparação. Ofertamos a teoria e prática na capacitação”, explicou Eunice Amorim.

De acordo com a enfermeira Mônica Carvalho, do Hospital Veredas, a atividade foi importante para aprimorar seus conhecimentos sobre vacinação.

“Adquirir conhecimento nessa área foi muito importante para mim. Hoje me sinto mais confiante sobre esse assunto, o treinamento acerca de todo conteúdo passado para nós nessa palestra me enriqueceu como profissional. Vimos na prática a maneira correta de administrar a dosagem da vacina em um paciente sem cometer erros nem qualquer outra reação adversa”, destaca Mônica.  

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯