23 Abril 2010 - 22:36

SMS inicia 4ª etapa da vacinação contra a Gripe A

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Maceió, inicia neste sábado, 24, a 4ª etapa de vacinação contra a gripe H1N1, que se estenderá até 7 de maio. Nessa etapa, serão vacinados idosos com doenças crônicas e todos os convocados anteriormente, o que inclui gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos.

Mesmo sendo direcionada aos idosos com comorbidades, os profissionais de saúde estão sendo orientados a acolher todos os integrantes dos públicos-alvo que ainda não se vacinaram, com o objetivo de atingir a meta de imunização.

O calendário de vacinação para a gripe comum foi alterado na Região Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste devido ao atraso do Instituto Butantan na entrega de parte das vacinas. Assim, o início da campanha foi adiado para o dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio. Na vacinação contra a gripe comum, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos, pois são as mais afetadas pelos vírus causadores da doença.

META – O diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Carlos Eduardo Silva, informou que a meta de imunização de crianças com idade de 6 meses a 2 anos foi alcançada. Até o momento foram vacinadas 83% das crianças nessa faixa etária.

Para a vacinação deste sábado (24) estarão disponíveis 15 postos estratégicos para facilitar o acesso dos maceioenses, das 8h às 17h. São eles:


*Hiper Bompreço Jatiúca;
*GBarbosa Praia;
*Hiper Bompreço Gruta;
*Bompreço Farol;
*GBarbosa Serraria;
*Shopping Pátio Maceió;
*Shopping Maceió (espaço recém inaugurado);
*Carajás Construções;
*Droga C (Bomba do Gonzaga);
*Cerest (Principal do Conjunto Santo Eduardo);
*Cesta de Alimento (Tabuleiro);
*Supermercado Todo Dia (Clima Bom);
*Unicompra (Cambona);
*Shopping Miramar (Barro Duro);
*Supermercado Super Giro (Trapiche).


As cinco unidades de referência, que atendem pacientes com casos suspeitos de dengue e doenças respiratórias agudas, também estarão vacinando neste sábado (24), são elas: PAM Bebedouro (Bebedouro), PAM Dique-Estrada (Vergel), Roland Simon (Vergel), Ib Gato Falcão (Tabuleiro) e João Paulo II (Jacintinho). Vale lembrar que nestes locais a vacina também será das 8 às 17h.

 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯