23 Abril 2010 - 11:37

Aplicação do orçamento da Prefeitura pode ser acompanhado pela internet

A aplicação do orçamento do município ao longo do ano já pode ser acompanhada pela internet. A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) disponibilizou um sistema em seu site que permite ao contribuinte acompanhar, em tempo real, todas as alterações orçamentárias feitas a partir de créditos adicionais. O endereço é www.sempla.maceio.al.gov.br.

O sistema dá acesso ao Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD). Ele é atualizado automaticamente quando o prefeito - ou um secretário do município – expede uma portaria ou decreto liberando o crédito suplementar. O sistema é robusto e permite acompanhar as movimentações financeiras em todos os órgãos da administração municipal, seja direta ou indireta.

O Poder Legislativo também foi incluído pela Sempla no Quadro de Detalhamento de Despesas. Com isso, toda a movimentação da Câmara Municipal de Maceió pode ser acompanhada pelo cidadão pela internet.

Além dessa ferramenta, a Secretaria Municipal de Planejamento também disponibiliza o acesso a outros documentos do município, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Diretor. Toda pessoa pode acessar os documentos na íntegra e acompanhar o seu processo de produção.

Calendário - No site da Sempla também é possível acessar o Calendário Anual de Atividades para 2010. Por meio dele, o maceioense pode saber, por exemplo, as datas das audiências públicas que serão realizadas durante a elaboração da LOA e da LDO.
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯