Skip to content

Semscs inicia curso de formação para agentes da Guarda Municipal

  • Home
  • Maceió
  • Semscs inicia curso de formação para agentes da Guarda Municipal

Semscs inicia curso de formação para agentes da Guarda Municipal

Teve início nessa terça feira (21), no auditório da Guarda Municipal de Maceió, o curso de formação básica para agentes da Guarda Municipal, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), por meio da Coordenação de Ensino e Instrução (CEI).

Participaram da abertura, junto com os instrutores e alunos, os secretários municipais de Segurança de Maceió, coronel Ivon Berto, e de José de Freitas/PI, Francisco Borges dos Santos
Participaram da abertura, junto com os instrutores e alunos, os secretários municipais de Segurança de Maceió, coronel Ivon Berto, e de José de Freitas/PI, Francisco Borges dos Santos

Além dos agentes de Maceió, fazem parte da turma 11 alunos que vieram do município de José de Freitas, localizado a 53 km de Teresina, capital do Estado do Piauí e a 1.260 km de Maceió. O secretário municipal de Segurança Pública daquele município, Francisco Borges dos Santos, informou que esses alunos foram aprovados em concurso público para a Guarda Municipal em sua cidade de origem. “Após a conclusão do curso e com o certificado em mãos, eles serão nomeados. Analisamos os cursos de formação que estavam sendo oferecidos no momento, bem como o currículo dos instrutores e estamos muito satisfeitos com essa escolha”, afirmou.

Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, a formação continuada dos agentes possibilita à população sentir-se mais segura por ter uma Guarda Municipal mais preparada e pronta para atender às demandas da sociedade. “Esse é um momento histórico porque, pela primeira vez, estamos recebendo e formando guardas municipais de outros estados do Brasil. Nossa preocupação foi a de oferecer um curso para atender o que preceitua a Senasp. É uma preparação para que o agente tenha o conhecimento padronizado e possa atuar com suas atividades em qualquer local do nosso país”, destacou.

O currículo do curso está de acordo com o programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e prossegue até o dia 20 de dezembro. Instrutores qualificados na área de segurança pública vão ministrar 466 horas-aula, entre conteúdos teóricos e práticos, tais como: Papel da Guarda Municipal e a Gestão Integrada da Segurança Pública em Nível Municipal; Apropriação do Espaço Público; Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania; Comunicação e Gerenciamento da Informação; e Relações e Condições de Trabalho nas Guardas Municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também