22 Abril 2010 - 13:10

Slum faz desassoreamento do Riacho do Silva

José Luiz Rios - cortesia

A Slum tratou a limpeza do Riacho do Silva, em Bebedouro, como uma das principais prioridades para o início deste ano. Até o momento foram retirados do local 10.356 metros cúbicos de água em um intenso trabalho de desassoreamento, no qual o órgão busca de forma preventiva preparar o Riacho do Silva para enfrentar o inverno que se aproxima.

Graças a essa ação, a paisagem no Riacho do Silva mudou consideravelmente e onde antes aparecia uma água suja e turva, agora se apresenta límpida. Além da utilização das duas dragas, as equipes da Operação Limpeza de Canais da Slum atuam na retirada de lixo e entulho dentro e nas margens que cortam o riacho e nos canais da região.

Para o superintendente da Slum, Ernande Baracho, esta é uma ação que não vai parar de ser realizada até o final do inverno. “A limpeza do Riacho do Silva e dos principais canais da cidade é uma das principais prioridades para o primeiro semestre. Nossas equipes trabalham diariamente nisto, para que estes locais fiquem livres de lixo e entulhos e estejam prontos para o caso de um inverno rigoroso”, disse ele.

A Diretoria de Planejamento da Slum traçou um plano de ação para a Operação Limpeza de Canais até o final do inverno. Assim que o trabalho de retirada de lixo é finalizado em um canal, as equipes se deslocam imediatamente para realizar a limpeza em outra região e não deixam que um local fique mais do que trinta dias sem uma grande ação de limpeza.

Barragem hidráulica – O trabalho de limpeza dos canais ganhou um reforço, em caráter definitivo, a partir deste mês. A barragem hidráulica, que funcionava em fase experimental, foi aprovada pelos técnicos do órgão e passa a ser mais um instrumento da Prefeitura para essas ações preventivas.

Seu trabalho consiste em represar parte da água do canal em uma piscina de lona montada no local. A água é puxada por uma bomba e, quando a piscina fica cheia, seu volume é liberado e todo entulho contido nele fica preso em uma rede.
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯