22 Março 2019 - 10:40

Maleta Juventudes: articuladores se reúnem em Maceió

Nesta quinta-feira (22), aconteceu mais uma reunião do Projeto Maleta Juventudes, iniciativa do Canal Futura em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Prefeitura de Maceió, jovens de todo o País, consultores e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). A reunião avaliou o que foi realizado por cada instituição, como está sendo o processo de implementação do projeto e o plano de ação para 2019.

O objetivo do Projeto Maleta Juventudes é valorizar trajetórias pessoais, projetos de vida e a promoção social da juventude, reforçando políticas públicas para garantia de direitos fundamentais dos jovens. O Projeto utiliza linguagens expressivas como o audiovisual, música, teatro, dança e artes, além de jogos educativos para a construção deste debate. Em Maceió, as instituições participantes do projeto receberam kits pedagógicos do Maleta Juventudes em julho do ano passado.

O encontro desta quinta-feira reuniu representantes do Canal Futura, da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Unicef em Maceió e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu.

A articuladora da PCU em Maceió e secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, destacou a importância do Projeto para o Município. “O Canal Futura é bastante conhecido pela sua responsabilidade, é um material de referência muitíssimo importante para trabalhar com a comunidade. Esses acompanhamentos que são feitos com capacitações tornam esse material mais acessível aos profissionais e usuários. Agradecemos a parceria com o Unicef e o Canal Futura que trouxe a Maleta Juventudes para Maceió como mais um instrumento para viabilizar esse trabalho realizado com os jovens”, disse a gestora.

Segundo a consultora do Unicef para a PCU em Maceió, Juliana Vergetti, essa parceria com o Canal Futura e Prefeitura de Maceió é extremamente importante porque o projeto Maleta Juventudes tem a função de implantar uma série de ações que visa a garantia dos direitos sociais de crianças e adolescentes com objetivo de reduzir as vulnerabilidades sociais. “A implantação do projeto Maleta Juventudes faz parte das ações propostas nos Planos de Impacto que já foram construídos em Maceió a partir dos três Diálogos Temáticos que foram os de enfrentamento da exclusão escolar, de promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, e da primeira infância. Em todos eles, as instituições que participaram apontaram a implantação do Maleta Juventudes e Crescer Sem Violência, dois grandes projetos que estão sendo implementados em Maceió a partir dessa parceria”, explicou.

A representante de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, Cinthia Sarinho, também aproveitou a ocasião para convidar as instituições para participar da mobilização por uma educação de qualidade para todos em 28 de abril, Dia da Educação. “Nesse dia e uma semana antes acontecerão ações presenciais e virtuais, como toda uma programação falando sobre educação em defesa de uma educação de qualidade para toda a juventude. É um convite para que as instituições que fazem parte do projeto Maleta Juventude desenvolvam ações nos seus territórios fortalecendo o trabalho que existe no Município. Neste dia de mobilização nacional utilizaremos a #nenhumpratras”, ressaltou.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯