21 Dezembro 2015 - 08:43

Alta temporada: Praia Viva, wi fi na orla e Agenda Cultural

Tom Alves/AscomMaceió
Lançamento oficial está previsto para o dia 28 de dezembro

A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) apresentou para o trade do município e parceiros institucionais os últimos investimentos da Prefeitura Municipal para a temporada 2016, quando cerca de 500 mil turistas devem chegar à cidade. As iniciativas envolvem projetos na área de divulgação cultural, conectividade na orla, ordenamento dos prestadores de serviço, padronização de equipamentos, segurança e novos produtos turísticos em Maceió

Na ocasião, o secretário de turismo, Jair Galvão, lançou um novo projeto da Secretaria. A Agenda Cultural Experimente Maceió é uma ferramenta de comunicação do município focada em divulgar a programação cultural da cidade para moradores e visitantes. “É um produto muito importante para melhorar a experiência dos turistas na cidade a apresentar tudo o que o destino tem de mais interessante para oferecer”, explicou.

Segundo Graziela Fritscher, diretora de projetos especiais da Secretaria, com a Agenda, que possui versão impressa e virtual, a Secretaria está mapeando e divulgando atrativos culturais, festas, shows, exposições, mostras e festivais públicos ou privados. “É uma forma de evidenciar nossa vocação turística, que vai além do sol e mar, e poder estimular os visitantes a permanecerem mais tempo na cidade para desfrutar de diferentes experiências culturais”, comentou.

No começo de dezembro, os hotéis da cidade já receberam a Agenda em uma versão pocket e em forma de cartaz, onde os turistas podem usar um código para visualizar a programação quinzenal no celular. A primeira edição do guia conta com diversas festas de Reveillon na cidade, assim como o Festival de Verão, programado para o mês de janeiro.

Praia Digital

O secretário também anunciou, durante o encontro, os detalhes do projeto Praia Digital, que já está em teste na cidade. O lançamento oficial está previsto para o dia 28 de dezembro, com a instalação de oito pontos de wi fi nas Orlas da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Segundo Galvão, além de facilitar o acesso dos turistas às principais informações sobre atrativos e serviços da capital, a tecnologia deve estimular o compartilhamento de fotos inspiradoras nas praias da cidade. “É uma forma de motivar uma promoção espontânea e muito eficiente do destino”, analisou.

Jaraguá revitalizado

Outro tema tratado no encontro foi a formatação de um novo produto turístico que está sendo estudado no Jaraguá. A ideia é resgatar a vida turística no bairro, valorizando sua importância histórica para a cidade. De acordo com o secretário, a estratégia principal da Prefeitura é atuar com a requalificação da região.

Além disso, há um projeto em curso para a criação de um tour noturno no bairro que contará com uma intervenção de video mapping no prédio da Associação Comercial, com imagens que remetam a história da cidade e cenas de promoção do turismo, a exemplo do que aconteceu na festa dos 200 anos.

No roteiro turístico, a intervenção será seguida de um passeio guiado no bairro, passando por prédios históricos como o Museu da Imagem e Som, o Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN) e até bares e restaurantes que estão reabrindo no bairro.

Operação Verão

Representantes do Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Alagoas também foram convidados para apresentar o plano de segurança para a orla marítima durante a temporada 2015/2016. Na ocasião, eles falaram sobre a equipe, veículos e estratégias planejadas para oferecer o máximo de tranquilidade para maceioenses e visitantes que pretendem desfrutar dos pontos turísticos da cidade neste verão.

Para Graziela Fritscher, o encontro serviu para aproximar o Batalhão do trade, para que se fortaleça uma parceria e uma cooperação no que diz respeito à orientação dos turistas e prevenção de situações de risco na cidade.

Mais Maceió

O último projeto discutido na reunião foi o Programa Mais Maceió, que prevê entre outras iniciativas a padronização dos equipamentos, o ordenamento e qualificação dos serviços prestados na orla da cidade. Jair Galvão explica que as inciativas vão beneficiar tanto os prestadores de serviço que vão contar com uma estrutura mais adequada de equipamentos como cadeiras e sombreiros para oferecer aos turistas, como os próprios banhistas que poderão desfrutar de serviços de melhor qualidade no que diz respeito às regras da Vigilância Sanitária e questões ambientais, por exemplo.

por Ascom/Maceió

Comentários comentar agora ❯