21 Setembro 2019 - 20:31

Setembro Amarelo: fortalecimento de vínculos auxilia usuários

Na luta contra um fenômeno complexo e que envolve diversos fatores, como é o caso do suicídio, é necessário que toda a Rede de Atenção Psicossocial esteja integrada para planejar e executar ações preventivas com usuários que possam apresentar um quadro depressivo que evolua para uma realidade mais grave e irreversível.

Além do cuidado direto da Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), outros setores, como Educação, Trabalho, Cultura e Assistência Social precisam estar aliadas à causa.

“A integração da rede é um ponto essencial, justamente pela questão de que o adoecimento mental e a tentativa de suicídio são fenômenos muito complexos e não é nem só a saúde mental, nem só os Caps que vão dar conta. Então, toda a rede de saúde, desde a Atenção Básica, precisa ter esse olhar de acolhimento para as questões de adoecimento mental, porque quando a gente acolhe já está tratando e auxiliando”, explica Suzana Cunha, psicóloga da Gerência de Atenção Psicossocial.

Abrindo o Setembro Amarelo, mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio, a SMS realizou um encontro intersetorial, que contou com a presença da Educação, Assistência Social e Justiça.

Ainda segundo a psicóloga da Gerência, sem esse apoio e movimentação de outros setores, a prevenção do suicídio se torna menos efetiva. “A própria Educação precisa estar presente, já que está em contato com crianças e adolescentes, justamente as pessoas que estão em formação e estão passando por influências, muitas vezes, negativas das redes sociais e do bullying”, reforça Suzana.

por Secom - Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.