21 Agosto 2009 - 19:41

Sempma retira coqueiros que oferecem risco na orla

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) iniciou a primeira etapa da retirada de coqueiros que apresentam riscos de tombamento e dificuldades de manutenção na orla de Maceió. Nessa etapa, devem ser cortados 51 coqueiros no trecho entre o Alagoinhas e Jatiúca.

“Já foi feita uma vistoria e todos apresentaram o risco 1, que é o maior, portanto, terão que ser suprimidos. O objetivo desse trabalho, é a segurança dos banhistas, dos comerciantes, de todos os freqüentadores”, explica o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, destacando que a erosão costeira, a senilidade e o ataque de pragas e doenças são alguns dos principais fatores que ameaçam os coqueiros.

De acordo com a Sempma, serão suprimidos, ao todo, 250 coqueiros, mas uma quantidade muito maior será replantada. Somente no primeiro semestre de 2009 foram plantados cerca de dois mil coqueiros em Maceió.

ÁRVORE SÍMBOLO

O coqueiro possui grande importância para o Brasil. Especialmente em Maceió, onde conquistou o título de Árvore Símbolo da cidade, desde 2005, num concurso realizado pela Sempma, onde disputou com outras nove espécies. A votação teve a participação de mais de 55 mil pessoas. Eleito, o coqueiro passou a ser imune ao corte.

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯