21 Maio 2017 - 11:59

Governo entrega revitalização urbana das grotas do Pau D' Arco/Divaldo Franco

Promover ações de integração urbana e melhoria nos espaços de convívio nas comunidades mais carentes é uma forma de aproximar os cidadãos do direito fundamental à cidadania. Com a inauguração das obras de mobilidade executadas pelo Governo do Estado nas grotas do Pau D'arco/Divaldo Franco, no bairro do Jacintinho, os moradores agora usufruem de equipamentos urbanos que facilitam as atividades cotidianas.

A doméstica Claudinete Maria mora na comunidade há cinco anos e relembra as dificuldades enfrentadas antes da chegada dos serviços promovidos pelo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

"Andar por aqui era péssimo. Quando tinha escada, eram todas estragadas, quebradas, não prestavam. Quando não tinha escada, era no barro mesmo. Uma vez meu filho ficou doente, sem poder andar, e foi muito difícil levá-lo para o posto de saúde", conta a moradora. "Agora está tudo muito melhor. Foi a melhor coisa que o governador Renan Filho poderia fazer por nós", completa.

As grotas onde vivem Claudinete e, aproximadamente 2.500 pessoas, forami contempladas com a construção e recuperação de 22 escadarias, que facilitaram o acesso entre os pontos mais altos e baixos da comunidade.

Para garantir a segurança nestes trajetos, foram implantados mais de mil metros de corrimão, além de três mil metros quadrados de passeio e 21 metros de pontilhão, que permitem melhor aproveitamento do espaço para deslocamento de pedestres e lazer para crianças e jovens.

Em período de chuva, as grotas também estarão mais seguras com a execução de serviços que permitem o escoamento adequado de fluxos d'água, como 481 metros de canaleta e 300 metros de meio-fio. Também foram construídos 326 metros de muro de contenção em áreas com risco de desabamento.

As crianças e jovens das duas grotas foram beneficiados ainda com a revitalização de uma quadra de esportes. Desde que se entende por gente, Rhilton Messias, de 11 anos, jogava futebol com os amigos em um espaço precário.

"A quadra era cheia de pedra de brita; quando alguém caía durante o jogo, sempre se machucava. Agora, ela está toda arrumada, coberta, com traves novas. Está muito bom", avalia.

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressalta a importância do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças na revitalização urbana das grotas.

"A preocupação do governador Renan Filho sempre foi integrar as pessoas que vivem nas grotas ao restante da cidade. Esses moradores têm direito a viver com mais dignidade e é isso que o nosso programa de mobilidade urbana tem proporcionado a diversas comunidades carentes da capital", comenta o secretário.

Por se tratar de uma região grande, as obras foram divididas em três lotes. O primeiro foi inaugurado no último sábado (13); nos outros dois lotes as obras já estão em andamento. As comunidades foram beneficiadas também com nova pintura das casas, incluindo artes especiais que retratam a vida em comunidade e elementos da natureza.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯