Skip to content

Órgãos de Trânsito farão parceria para fiscalizar uso de cadeirinhas

  • Home
  • Maceió
  • Órgãos de Trânsito farão parceria para fiscalizar uso de cadeirinhas

Órgãos de Trânsito farão parceria para fiscalizar uso de cadeirinhas

Uma reunião realizada nesta sexta-feira (21) , no auditório da sede da Secretaria de Defesa Social (SDS) discutiu a Resolução 277/08, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga uso de cadeirinhas para o transporte de crianças. A legislação já está aplicada, mas com o trabalho de fiscalização só entrando em vigor no dia 9 de junho.

Participaram do encontro representantes de órgãos de trânsito como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Conselho de Trânsito .

Na oportunidade, foram exibidos vídeos mostrando acidentes que se verificaram no trânsito e suas consequências quando os envolvidos não estão usando os dispositivos de segurança que a resolução determina e que passarão a ser obrigatórias para a preservação de vidas.

Ficou decidido nessa reunião que esses órgãos, em parceria, irão estabelecer diretrizes para a implantação do trabalho de fiscalização a ser feito a partir do dia 9 de junho, a fim de garantir o que determina a resolução. Nesta segunda-feira (24), outra reunião deverá acontecer a fim de discutir um calendário de treinamento para capacitar de agentes no desempenho dessa missão.

Vale ressaltar que a SMTT, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, já vem fazendo esse trabalho por meio de uma campanha educativa lançada no último dia 3, visando conscientizar condutores de veículos sobre a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para o transporte de crianças.

Já foram realizadas diversas ações, tanto em vias públicas, quando em estabelecimentos de ensino, hospitais e outros equipamentos, com distribuição de panfletos e outros materiais de divulgação. Na próxima semana, ela terá continuidade e os técnicos órgãos irão visitar outros estabelecimentos de ensino, como as escolas Pingo de Gente, Espaço Educar, Vovó Eulália e Monteiro Lobato.

A partir do dia 9 será obrigatório o uso da cadeirinha no transporte de crianças e quem desrespeitar as normas sofrerá punição, com aplicação de multa e perda de pontos na carteira de motorista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também