20 Dezembro 2009 - 16:07

Multi feira Shopping da Moda termina hoje em Maceió

Comprovando a grande qualidade dos produtos alagoanos, empresários da moda e artesãos do Estado participam da 3º edição da Multi feira Shopping da Moda, que acontece até este domingo, 20 de dezembro, no centro de Convenções de Maceió. A oportunidade acontece devido ao trabalho em parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), Sebrae, Senai, Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) e Sindicato do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindvest).

Todas as marcas presentes no estande de Alagoas participam da cadeia Produtiva Têxtil e Vestuário (CPTêxtil) e foram convidadas pelo Sindicato do Vestuário do Estado de Alagoas. Participam da feira as lojas Água Viva, Menta Limão, Idéias do Sol e Laxyn, além das artesãs das cidades de Paulo Jacinto e Mar Vermelho.

De acordo com o presidente do Sindvest, Francisco Acioli, o estande visa mostrar a moda fabricada pelos próprios alagoanos. “O intuito da participação na feira é mostrar para a população a qualidade dos produtos alagoanos. Nós não trabalhamos apenas com confecção, trabalhamos com moda. É preciso quebrar o paradigma que existe sobre os produtos da terra; queremos que o povo de Alagoas compre a moda de Alagoas”, desabafa Francisco Acioli.

Com a parceria dos empresários e do Sindivest, todas as empresas que participam do projeto da Cadeia Produtiva Têxtil estão consolidadas no mercado, passando a alcançar grande visibilidade. “Hoje, o Sindicato do Vestuário do Estado de Alagoas conta com 85 empresas, antes eram apenas 36. Isso não seria possível sem o grande apoio e incentivo que recebemos do governo do Estado, através do secretário Luiz Otavio Gomes e da Fiea, com José Carlos Lyra”, afirmou Acioli.

Produtos da terra - Para a empresária da Laxyn Moda Feminina, Patrícia Praxedes, a participação na feira é uma forma de tornar a marca conhecida. “A Laxyn trouxe especialmente para a feira uma linha praia mais sofisticada, com produtos que utilizam renda, bico e diversos acessórios. Está sendo ótimo, estou vendendo todos os dias”, disse Patrícia Praxedes.

Outro destaque presente no estande de Alagoas é o trabalho feito pelas artesãs que utilizam a técnica da costura, produzindo cama, mesa e banho. A expositora de Paulo Jacinto, Cicera Luiza Monteiro, 54, conta que aprendeu a costurar com 15 anos. “Eu sempre morei no interior, e era muito difícil ter acesso a cursos ou a algum tipo de trabalho. Aprendi a costurar sozinha, e durante toda a minha vida esse foi o meu trabalho”, conta a artesã.

Há dois anos, dona Cícera conheceu o trabalho da Cadeia Produtiva Têxtil e foi convidada a participar como artesã na confecção de produtos para copa e cozinha.

Participando pela segunda vez da Feira, dona Cícera comemora as vendas. “A divulgação é muito importante para nós artesãs. Participar de feiras como esta é sempre muito bom, pois temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para as pessoas”, disse.

A artesã de Mar Vermelho, Lívia Roberta Monteiro, que também faz parte do estande alagoano, destacou a parceria com o Sindvest. “Deixamos de fazer só paninho de prato para fazer uma linha completa de copa e cozinha. Aprendemos a valorizar o nosso produto”, comemora.

A Feira — Funcionando desde o dia 11 de dezembro, a Multi Feira Shopping da Moda está aberta ao público até hoje, no Centro de Convenções de Maceió. São 150 estandes de todo o Brasil, além do Egito, Índia e Japão. Segundo a organização do evento, são esperadas 120 mil pessoas durante os nove dias de feira, com uma movimentação média de R$ 3,5 milhões.

 

por Divulgação

Comentários comentar agora ❯