20 Outubro 2021 - 09:55

Educação promove debate sobre trabalho infantil com transmissão no YouTube

Divulgação semed
Debate tratará do combate ao trabalho infantil e a importância da comunidade escolar nesse processo

Com o intuito de proporcionar um debate sobre o trabalho infantil e a importância da escola no combate a este problema, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove nesta sexta (22), a palestra “Trabalho Infantil: Panorama e Impactos da Pandemia”, que contará com a presença do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará, Antonio de Oliveira Lima.

O debate será exibido às 15h no canal oficial do Youtube da Semed, e será mediado pela Técnica do Centro de Atenção Integrada à criança e adolescente (CAICA), Ticyane Melo Bentes. O espaço será uma oportunidade de trazer o debate sobre o trabalho infantil de maneira mais aperfeiçoada, levando a comunidade escolar e público em geral a um conteúdo mais aprofundado sobre essa problemática.

De acordo com a Técnica Ticyane Bentes, ações como essa são importantes para viabilizar um melhor entendimentos sobre o combate ao trabalho infantil com apoio da corpo da rede municipal.

“Essa live tem como objetivo sensibilizar os profissionais da rede e criar uma maior articulação para o enfrentamento deste problema, tanto por meio de ações realizadas ainda nesse ano, quanto para o planejamento futuras ações. Além disso, o espaço será de muita troca, onde haverá um espaço para perguntas e diálogos sobre o tema”, diz a servidora.

A palestra ficará a cargo do procurador Antonio de Oliveira Lima, que a partir de suas experiências no Ministério Público do Trabalho no Ceará e como coordenador-geral do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), tratará de aspectos do trabalho infantil, proteção da criança e do adolescente, ações realizadas pelo MPT e o papel da escola no combate a trabalho infantil. De acordo com o procurador, a escola é fundamental nesse processo, pois representa uma ligação com os jovens que podem ser utilizadas no enfrentamento e prevenção desse problema

“A escola no combate ao trabalho infantil e a importância dos educadores nessa luta são pontos principais do nosso debate. Nós temos alguns indicadores que apontam essa importância e um deles é que 80% das crianças e adolescentes que trabalham, também estudam. Outro aspecto é que nós temos uma dificuldade muito grande de identificar as crianças e adolescentes que trabalham e a escola pode ser uma grande aliada” diz o procurador. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯