20 Julho 2019 - 10:50

Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola na Cidade Universitária

Divulgação
Luciano Barbosa participou de inauguração de escola reformada e inauguração de ginásio

O governador em exercício, Luciano Barbosa, inaugurou nesta sexta-feira (19) a reforma da Escola Estadual Maria Ivone dos Santos de Oliveira, no bairro Cidade Universitária, e entregou um ginásio poliesportivo na unidade de ensino.“Durante esses quatro anos, queremos entregar uma rede de educação à altura dos jovens do nosso estado nos quatro cantos de Alagoas”, afirmou Luciano Barbosa, que assumiu interinamente o Executivo estadual durante viagem do governador Renan Filho à China em missão oficial para a prospecção de novos negócios.

“Desejo uma boa viagem ao governador. Tenho certeza absoluta que ele vai trazer muitos investimentos para o Estado ao apresentar as nossas potencialidades aos empresários e industriais chineses”, afirmou Luciano Barbosa. A secretária executiva de Educação, Laura Souza, assumiu a pasta interinamente.

Reforma

A Escola Estadual possui cerca de 700 alunos, 300 deles na modalidade de Ensino Integral. Os estudantes são distribuídos entre as turmas 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

A reforma foi ampla: contemplou desde melhorias na parte elétrica até a estrutural. “Antes, tudo aqui era gambiarra, situação difícil porque havia quedas constantes de energia elétrica”, recordou a diretora, Maria de Lurdes Deposiano Silva.

A cozinha e o refeitório da Escola Estadual foram ampliados para atender às cinco refeições que o modelo integral de ensino oferta aos estudantes. “Foi essencial o aumento das áreas destinadas à cozinha e ao refeitório, que eram pequenas, já não mais comportavam as demandas”, acrescentou a diretora.

A construção do ginásio dotou a escola de um espaço moderno e adequado às práticas esportivas. “A quadra a gente não tinha. Na verdade, a gente nem fazia Educação Física aqui porque não havia espaço adequado. A estrutura melhorou e muito”, atestou a estudante Rikelly Souza Lima, 17 anos, aluna do Terceiro Ano “A”.

Nos últimos quatro anos e meio, o Governo de Alagoas reformou mais de 150 escolas da rede estadual e está construindo cinco novas unidades de ensino. Foram edificados 52 ginásios poliesportivos e reformados outros 19.“Se você tem um espaço que não é condizente, você prejudica todo o trabalho pedagógico, de uma forma geral: da merendeira - que não consegue preparar os alimentos - até o professor, que não consegue utilizar dos recursos que tem a seu dispor”, ponderou o governador em exercício.

A Escola Estadual Maria Ivone dos Santos de Oliveira foi inaugurada em 2008 e conta com 14 salas de aula, cinco laboratórios, um auditório, ginásio poliesportivo e horta. A reforma se deu para a manutenção predial e acomodação de pequenas necessidades que o ensino integral exige como a ampliação do refeitório. Foi edificado, ainda, um vestiário com banheiro acessível.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯