21 Maio 2022 - 08:00

Ufal e Prefeitura de Maceió inauguram dois consultórios odontológicos

Divulgação
Espaço presta serviços de atenção básica para população da região e estudantes da Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Prefeitura de Maceió inauguraram dois consultórios odontológicos na Unidade Docente Assistencial da Ufal. O evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (19) e os pacientes já podem ter acesso aos serviços.

Na Unidade, duas Equipes de Saúde da Família atendem cerca de 8.000 habitantes da região. Agora, com a abertura dos consultórios, a população terá acesso a atendimentos da atenção básica em saúde bucal, como restaurações, profilaxia, extração e raspagem de tártaro. Atendimentos de maior complexidade são encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou para o ambulatório da Universidade.

De acordo com Roberta Rios, dentista da UDA, a inciativa é benéfica tanto para os pacientes quanto para os estudantes, que agora têm um novo espaço para práticas acadêmicas. "Alguns pacientes já saem daqui com encaminhamento para o atendimento da Ufal. Os pacientes veem casos que podem ser atendidos lá e já fazem essa ponte. E aqui os estudantes têm essa experiência do trabalho em uma unidade de saúde pública", avaliou.

O serviço é exclusivo para as famílias que são atendidas pelas equipes de Saúde da Família vinculadas à UDA. Os consultórios têm capacidade de receber 120 pacientes por semana, entretanto, pelas restrições impostas pela pandemia, a quantidade diária foi diminuída. "Atualmente, estamos recebendo entre 6 e 7 pacientes diariamente, mas aumentamos a quantidade de procedimentos dentro desses atendimentos", explicou.

"A UDA representa para a Foufal um importante campo de prática no SUS, permitindo uma formação discente inter e multiprofissional. Além de possibilitar o conhecimento da realidade social da população, contribui para a formação de profissionais e cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e no SUS", explicou a professora de Saúde Coletiva, Silvia Girlane.

UDA é mais uma parceria da Ufal com a prefeitura de Maceió

Para o prefeito de Maceió, JHC, o atendimento odontológico na UDA se apresenta como mais um espaço para a resolução de demandas da população maceioense. “Essa é mais uma importante parceria da Prefeitura de Maceió com a Ufal. É assim que se faz gestão pública: com produção, bom atendimento, planejamento, seriedade e para atender as pessoas”, afirmou.

"Os consultórios inaugurados são um grande avanço para os estudantes que praticam estágio e para a população que recebe atendimento gratuito e de qualidade. E isso é resultado de mais uma parceria com a prefeitura de Maceió", finalizou o reitor, Josealdo Tonholo.  

por Izadora Garcia/Ufal

Comentários comentar agora ❯