20 Abril 2010 - 12:05

Vigilância Sanitária coleta amostras em supermercados

Josival Monteiro

Verificar o grau de agrotóxicos presentes em alimentos comercializados pelos maceioenses. Esse é o objetivo do trabalho que vem sendo realizado por técnicos da Vigilância Sanitária estadual e municipal nas redes de supermercados de Maceió. As ações integram o Programa de Análise de Resíduos e Agrotóxicos em Alimentos (PARA), do Ministério da Saúde (MS), que tem atuado em Alagoas desde o início do mês de abril.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Inspetoria de Agrotóxicos e Produtos Veterinários da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) visitou o supermercado Extra de Mangabeiras para colher amostras de produtos (feijão, tomate, pimentão e batata) para realização de análise pelos laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que irão avaliar as condições dos alimentos.

“A Anvisa estabeleceu para cada bimestre a coleta de quatro culturas. Depois da coleta, preenchemos o Termo de Coleta de Amostras (TCA) e em seguida enviamos aos laboratórios.

O objetivo é analisar as amostras para verificar a existência de resíduos de agrotóxicos. O resultado das análises será encaminhado aos supermercados”, explicou a coordenadora Ana Alice Ferreira, acrescentando que o objetivo da Anvisa é rastrear os produtores, observar se os produtos estão afetados e obrigar sua adequação.

As coletas relativas ao 1º bimestre tiveram início no dia 4 de abril e seguem até o dia 19 de maio. Dentre os itens coletados o pimentão lidera a relação de alimentos que recebem altas doses de agrotóxico, como explicam os técnicos do PARA.

O Programa de Resíduos e Agrotóxicos em Alimentos foi implantado em 2001 pela Anvisa com o objetivo de prevenir agravos à saúde da população pela exposição aos agrotóxicos através dos alimentos.

 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯