20 Março 2019 - 17:56

Teste rápido: estudantes são capacitados pela SMS

Com o objetivo de introduzir a temática de prevenção, diagnóstico e tratamento, a Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) capacitou alunos do 3º ano de Medicina para a aplicação de teste rápido, que servem para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A capacitação aconteceu na terça- feira (19) e quarta (20), no Bloco I, do PAM Salgadinho.

As oficinas, ministradas pela enfermeira Riviane Tavares e pela psicóloga Mariana Tavares, contaram com 40 estudantes de duas turmas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para fortalecer a atuação deles nos cenários de prática da atenção básica, por meio da abordagem de como realizar a aplicação do teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além do aconselhamento pré e pós teste.

De acordo com Teresa Carvalho, gerente de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, a integração do ensino e do serviço ofertados nas unidades básicas é fundamental. “É papel da gestão ser ordenadora da formação, conforme prevê o artigo 200 da Constituição Federal. Ordenar a formação é dizer para a Academia que tipo de formação o SUS necessita. Logo, com estudantes capacitados para viabilizar as demandas do SUS, há maior possibilidade no futuro de termos profissionais mais envolvidos com a população e comprometidos com a melhoria da qualidade da prestação de serviços”, explicou.

O professor articulador da capacitação, João Klínio, explicou que teve a ideia de buscar a parceria da SMS para a parte prática do módulo de saúde coletiva, na parte que trata da epidemiologia das doenças. “Apesar de eles estarem no 3º ano, quando chegam no estágio da Atenção Primária eles vivenciam isso, solicitam e dão às orientações. A gente já está capacitando eles lá pra frente. Antes, no curso não tinha nenhum momento que eles aprendessem isso, eles chegavam no estágio sem saber, por isso tive a ideia de colocar essa prática na minha disciplina”, disse.

Teresa Carvalho contou ainda que a ação também visa promover uma maior interação entre o estudante com os cenários de prática da atenção básica. “Assim, eles podem ter um maior entrosamento com as equipes de saúde, colaborando efetivamente no trabalho de prevenção e assistência ao HIV/Aids no Município de Maceió”, finalizou.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯