20 Março 2018 - 10:08

Cruzeiros levaram mais de 20 mil pessoas para Maceió

O último cruzeiro da temporada 2017/2018 atracou no Porto de Maceió no último sábado (17), quando trouxe para a capital alagoana 3.653 pessoas, sendo 2.610 passageiros e 1.043 tripulantes. Oitavo navio a aportar na cidade desde novembro do ano passado, o Costa Fascinosa fecha a temporada com um total de 20.256 visitantes que vieram a Maceió a bordo de cruzeiros – 6.930 pessoas a mais do que o número contabilizado na temporada passada.

O Costa Fascinosa veio de Salvador e chegou à capital alagoana às 12h, de onde partiu para Tenerife, ilha situada na Espanha, às 20h. A maioria dos passageiros do navio era, nesta ordem, argentino (mais de 1.400), italiano, brasileiro, alemão, francês e espanhol. Além desse cruzeiro, aportaram em solo maceioense durante essa temporada os navios MSC Musica, V. Ships Leisure Albatros, Costa Favolosa e Silver Muse – os dois últimos e o Fascinosa passaram pela cidade duas vezes durante o período, com diferentes grupos de passageiros e tripulantes.

Durante a permanência dos cruzeiros em Maceió, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizou atendimento aos visitantes com a divulgação dos atrativos turísticos da capital e distribuição de materiais informativos, como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporário foi instalado em uma estrutura disponibilizada pelo Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto para recepcionar os oito cruzeiros durante a temporada, que teve início em novembro do ano passado. Além do atendimento promovido pela Semtur, os turistas foram recebidos com exposições de artesanatos, área de descanso, apresentações de grupos culturais e shows das bandas da Guarda Municipal e do Exército, além de agências de receptivos.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, a temporada de cruzeiros marítimos obteve resultados positivos para o destino em muitos aspectos. “Tivemos um aumento significativo de turistas que vieram a Maceió a bordo de navios, visitantes de várias partes do mundo que puderam conhecer as belezas naturais da cidade, nossa gastronomia de excelência, nossa riqueza cultural e hospitalidade. Além de aumentar o fluxo de turistas, os cruzeiros nos dão a oportunidade de divulgar o destino no âmbito nacional e internacional e movimentar a economia com a geração de emprego e renda”, avalia o gestor.

A tendência, segundo Galvão, é que a próxima temporada de cruzeiros seja ainda melhor, já que há um esforço conjunto de diferentes frentes do setor para a consolidação do destino dentro e fora do país. “O ano passado foi muito positivo para o Turismo de Maceió, com bons resultados nas taxas de ocupação hoteleira, um recorde na movimentação de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, novos voos regulares, inclusive internacional, e um aumento do fluxo na baixa temporada. Tudo isso se deve a um trabalho consistente de marketing digital e promoção do destino junto a operadoras de viagem, realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com o trade turístico, que deve se fortalecer ainda mais ao longo deste ano”, pontuou.

De fato, o Município de Maceió tem sido descoberto e divulgado por diversas partes do mundo. Prova disso é que a cidade entrou no roteiro internacional da linha de cruzeiros de luxo Azamara Club Cruises, da Royal Caribbean Cruises, sediada em Miami. O navio Azamara Purshit chegará à capital alagoana no dia 25 de março de 2019 em direção à Lisboa, de onde deve voltar em 29 de novembro do mesmo ano. O destino é divulgado pela companhia como “o melhor segredo guardado do Brasil”, com destaque para as belezas naturais, gastronomia, artesanato, centro histórico e equipamentos culturais.

A temporada de cruzeiros conta com o apoio de parceiros como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Transamérica Turismo, Luck Receptivo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Sedetur, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Sococo, Exército Brasileiro e Procon Maceió.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯