20 Janeiro 2020 - 09:14

Ruas são interditadas para estudo no solo da região do Pinheiro, em Maceió

Divulgação
Os trabalhos, que prosseguem até o dia 27, será feito pela empresa americana Panamerican Geophysical

Por conta de um novo estudo sísmico que começa nesta segunda-feira (20) algumas ruas dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro ficarão parcialmente interditadas.

O objetivo do levantamento do solo dos bairros que vem apresentando afundamento e rachaduras pretende compreender detalhes sobre os fenômenos geológicos registrados na região.

Os trabalhos, que prosseguem até o dia 27, será feito pela empresa americana Panamerican Geophysical, reconhecida internacionalmente como especialista em pesquisas geofísicas.

A ação foi apresentada previamente à Defesa Civil e contará também com o apoio da Guarda Municipal e da SMTT, para garantir a segurança e a comunicação necessárias durante a interdição dos trechos das ruas selecionadas para estudo.

O estudo de sísmica tem a finalidade de mapear e identificar o subsolo, ou seja, as camadas de rochas e componentes que estão embaixo da terra.

Os dados são coletados por equipamentos especiais, que formam uma imagem. O processo é semelhante ao ultrassom utilizado em diagnósticos médicos, só que com equipamentos e escalas muito diferentes.

Os pontos de medição serão pequenos pinos colocados no acostamento das ruas indicadas no cronograma abaixo, ocupando áreas de aproximadamente 600 metros de extensão por vez.

O estudo será acompanhado por instrumentos específicos, monitorando as atividades, evitando qualquer tipo de dano patrimonial na superfície e arredores.

Veja o cronograma de trabalho onde os estudos acontecem:

Dia 19 – Início da interdição da faixa de acostamento (a cada 600m)
Dia 20 - Rua Prof. Mário Marroquim e Rua Clarêncio Jucá
Dia 21 - Rua Basileu de Meira Barbosa
Dia 22 - Rua Dr. Passos de Miranda
Dia 23 - Rua Rosalvo Prata e Rua Antônio Procópio
Dia 24 - Rua José Dionísio Sobrinho
Dia 25 - Rua Miguel Palmeira
Dia 26 - Av. Major Cicero de Góes Monteiro, Cônego Costa, Ladeira Prof. Benedito Silva, e Rua Dr. Oswaldo Cruz
Dia 27 - Ruas Pedro Beltrão, Carteiro João Firmino, Erasmo de Almeida Porongaba, Manoel Menezes, e Travessa Sen. Arnon de Melo

por Portal G1

Comentários comentar agora ❯