20 Janeiro 2019 - 21:14

Prefeitura de Maceió oferece acesso gratuito a cadeiras anfíbias

Pei Fon/ Secom Maceió
Cadeiras anfíbias do Projeto Praia Acessível são disponibilizadas para turistas e maceioenses

Na mira do desenvolvimento do turismo inclusivo, a Prefeitura de Maceió investe em equipamentos e serviços para garantir que os maceioenses e turistas cadeirantes que chegam à capital alagoana na alta temporada possam aproveitar o principal atrativo do destino, a praia. Esse é o objetivo do Projeto Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para transporte de pessoas com deficiência física mediante solicitação e desenvolve uma série de atividades voltadas para este público uma vez por mês, na orla de Pajuçara.

O projeto será ampliado e disponibilizado diariamente após a construção da Guarderia Acessível – equipamento público destinado a pessoas com deficiência e esportistas náuticos, localizado na orla de Pajuçara, que será entregue este ano pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo Federal.

“A Prefeitura de Maceió entende que a acessibilidade é fundamental para o desenvolvimento do setor turístico e a capital alagoana tem tudo para se tornar referência com a construção da Guarderia, que ampliará o atendimento a turistas e maceioenses com deficiência. Em parceria com a iniciativa privada, vamos trabalhar para que a capital avance na oferta desses serviços”, destacou o titular da Semtur, Jair Galvão.

Embora as atividades se concentrem uma vez por mês, as cadeiras anfíbias podem ser solicitadas todos os dias à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), que coordena o projeto. Para ter acesso, os interessados devem entrar em contato com a coordenação do Praia Acessível pelo número (82) 99102-4596 para saber a disponibilidade do equipamento no momento e efetivar o pedido.

A última edição do Praia Acessível foi realizada em dezembro do ano passado, na Praça Jerônimo Ciqueira, na orla de Pajuçara, e reuniu cerca de 400 pessoas. O projeto deve voltar a acontecer a partir de fevereiro. “Estamos reestruturando o projeto, comprando mais equipamentos e organizando a próxima edição com foco na programação das prévias carnavalescas, com muitas atividades recreativas”, revelou o diretor técnico e coordenador do projeto, João de Barros.

Hotéis acessíveis

O turismo acessível também é uma preocupação do setor hoteleiro. A maioria dos hotéis dispõe de quartos adaptados, banheiros amplos, elevador, rampa e corredores mais largos que facilitam a circulação dos cadeirantes e garantem mais conforto na estadia deste público. “É uma iniciativa importante e que tem surtido efeito nas experiências dos turistas com deficiência. Todo mundo que chega aqui quer tomar um banho nesse mar azul e ter esse serviço à disposição é um diferencial”, comentou a gerente operacional do Hotel Ponta Verde, Edneia Sobral.

por Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur

Comentários comentar agora ❯