19 Outubro 2021 - 19:40

Outubro Rosa na Unidade de Saúde Waldomiro Alencar reforça orientações sobre câncer de mama

SMS
Iraci Araújo falou sobre as principais características do câncer de mama

As ações de conscientização sobre os cuidados preventivos contra o câncer de mama continuam em Maceió. Na segunda-feira (18), profissionais da Unidade Básica de Saúde Waldomiro Alencar, no Jacintinho, fizeram teste rápido e ministraram palestras alusivas ao tema para os usuários do local. Além de abordar assuntos como causas, sintomas, formas de prevenir e tratar o câncer, o evento destacou, também, o importante papel que a mente exerce no funcionamento do corpo e na prevenção de doenças.

Intitulada “Emoções e Câncer de Mama”, a palestra ministrada pela psicóloga da unidade, Ivanna Sarmento, demonstrou que o bom funcionamento da mente exerce papel importante na manutenção de um sistema imunológico saudável, bem-estar e, em consequência disso, menos chances de surgimento da doença.

 “O ritmo de vida acelerado vem contribuindo muito para acionar, em nossa mente, alguns agentes estressores – promotores de um estado psicológico negativo – que, se persistente, tende a afetar nosso sistema imunológico, gerando um campo fértil para o surgimento de doenças como o câncer”, explicou Ivanna Sarmento.

Ainda de acordo com a psicóloga, manter pensamentos e atitudes positivas é de grande importância tanto em termos de prevenção como durante o tratamento, após diagnóstico confirmado da doença.

“Viver um dia de cada vez, identificar sentimentos negativos e ressignificá-los, quando necessário, expressar emoções, exercitar o perdão e concentrar-se no momento presente são alguns exemplos de atitudes necessárias para manutenção de mente e corpo saudáveis”, disse Ivanna.

A assistente social da unidade, Iraci Araújo, também falou aos presentes e explicou que o câncer de mama pode ser ocasionado por diversos fatores, mas que é possível, com bons hábitos, agir de forma decisiva no combate à doença.

“Sabemos que fatores genéticos e hormonais podem contribuir para o surgimento do câncer de mama, mas afirmamos que hábitos positivos como alimentação equilibrada, boa qualidade de sono, prática de exercícios, além da realização de exames preventivos com frequência podem salvar muitas vidas”, destacou.

As discussões sobre temas relacionados à campanha Outubro Rosa prosseguiram durante toda a segunda-feira (18) na UBS, onde também foram abordados com a população aspectos como “Direitos da Pessoa com Câncer de Mama” e Alimentação para a Prevenção do Câncer de Mama”.

A unidade realizará, no próximo dia 22, mais um dia de ações alusivas à campanha, com palestras, atendimento médico, exames citopatológicos e de teste rápido, além de entrega de requisições de mamografias aos participantes.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.

Este ano, Maceió traz como slogan “Sua melhor amiga é a prevenção” para estimular o autocuidado e a realização de exames para rastreamento do câncer de mama. Além de divulgar as atividades nos meios de comunicação para a conscientização da população sobre o tema, durante o mês de outubro, ações voltadas à saúde da mulher serão intensificadas em todas as unidades de saúde da capital.

A campanha envolve todas as secretarias e órgãos municipais, além de instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, haverá consultas e exames preventivos para as mulheres em todas as unidades e ações como palestras, seminários, exposição temática de fotografias em shoppings, atividades culturais e de promoção da autoestima, escuta e acolhimento para as servidoras da Saúde Municipal e para as usuárias das unidades de saúde do município.

Maceió também ofertará, no dia 23 de outubro – o dia D da campanha Outubro Rosa –atendimentos com profissionais da saúde nas oito Unidades de Referência de Maceió. Durante este dia, serão ofertadas vagas para atendimento médico, realização de citologia, teste rápido e vacinação, dentre outros serviços.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯