Skip to content

Sesau realiza Operação Fumacê na orla de Maceió

  • Home
  • Maceió
  • Sesau realiza Operação Fumacê na orla de Maceió

Sesau realiza Operação Fumacê na orla de Maceió

O combate à dengue ganha reforço com o início da Operação de Ultra Baixo Volume (UBV), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o objetivo de fazer o controle do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) adulto, em áreas de transmissão da doença e alto índice de infestação. A operação vai contar com nove veículos até setembro, que irão circular por 25 bairros da capital.

Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (18) de Ipioca até o Jacintinho. Nesta quarta-feira (19), a ação será desenvolvida nos bairros de Mangabeiras, Jatiúca e Ponta Verde.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, disse que num levantamento realizado sobre as áreas de infestação identificou-se que dos 50 bairros, 25 foram identificados como áreas que ainda são de transmissão da doença. “Na relação estão inseridos os bairros localizados na parte da orla marítima e alguns da região do Tabuleiro do Martins”, informou.

Para operação serão destinados nove veículos, que irão percorrer os bairros entre 4h e 7h e 17h e 21h. A equipe é formada por nove motoristas, a mesma quantidade de operadores, dois mecânicos e três supervisores, que integram o quadro de servidores da Sesau.

Segundo Cleide Moreira, na operação será utilizado o produto Delta Metrina, que é diluído em água. O produto é destinado a controlar o mosquito adulto e, principalmente, eliminar as fêmeas infectadas. Os veículos passarão quatro vezes na mesma área, com intervalos de sete dias. Os carros estarão passando de hoje até o dia 22, no segundo ciclo de 24 a 29, em seguida de 31 deste mês a cinco de setembro e de sete a 12 do próximo mês.

A operação prossegue nesta quinta-feira (20) nos bairros da Ponta Grossa, Trapiche da Barra, Prado e Pontal da Barra. Na sexta-feira, os carros irão atuar na Santa Amélia e Jardim Petrópolis. No sábado (22) no Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes.

Para os moradores dos bairros em que os veículos irão passar, a diretora Cleide Moreira, orienta que abram as portas e janelas. E, logo após a passagem dos mesmos troquem a água dos vasos de plantas e dos animais.

De acordo com o boletim informativo da dengue da Vigilância Epidemiológica, foram notificados, no período de janeiro a primeira semana de agosto deste ano, 3.923 casos de dengue clássica, em 84 dos 102 municípios alagoanos.

Desse total, 2.158 foram registrados em Maceió. Em relação a 2008 ocorreu uma queda de cinco vezes menos, uma vez, que o ano passado nesse mesmo período ocorreram 17.854 casos notificados da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também