19 Janeiro 2011 - 22:13

Aberta inscrições para aprender a tocar rabeca

Estão abertas, no período de 24 de janeiro a 28 de fevereiro, inscrições gratuitas para aprender a tocar rabeca. A ação, que está sendo realizada na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió, faz parte do Projeto “A Rabeca do Seu Nelson”, que lançou em agosto de 2010 a I Oficina de Rabecas, na qual inicialmente foram ministradas aulas para confecção do instrumento musical.

Durante quatro meses, os aprendizes da arte tiveram a oportunidade de conviver de perto com o grande mestre Nelson da Rabeca, aprendendo não apenas a operacionalizar a construção das rabecas, mas também tendo acesso aos seus ensinamentos, que representam um exemplo de vida.

Nessa fase, a capacitação musical envolverá não apenas os alunos que vêm desde o início da oficina, como também a comunidade em geral que deseje aprender as melodias e ritmos entoados ao som da rabeca.

O projeto foi idealizado pelo Núcleo de Desenvolvimento Sociocultural Nação Imperial, com patrocínio do Banco do Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Banco do Nordeste (Edital 2010), com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

No dia 28, às 9h acontece, no auditório da FMAC, a solenidade de entrega dos certificados aos alunos que participaram da 1ª fase da oficina para confecção do instrumento musical. Além disso, será feita a entrega das rabecas produzidas durante a capacitação.

De acordo com o presidente do Núcleo de Desenvolvimento Sociocultural Nação Imperial, Eugênio Vilela, a experiência atendeu às expectativas tanto para o mestre como também para os participantes, que a partir de agora farão dessa arte uma forma de desenvolvimento sustentável.

“Esperamos cada vez mais a cultura popular encontre novas formas de propagação”, ressaltou.
As inscrições para as aulas de música poderão ser feitas gratuitamente na sede da FMAC ou pelo telefone 3221-2090.

 

por FMAC

Comentários comentar agora ❯