18 Setembro 2018 - 16:42

Smart Cities: seminário conta com palestras e oficinas

Nesta terça-feira (18), aconteceu o segundo e último dia do Seminário Smart Cities – Cidades Inteligentes. O evento realizado pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Maceió, abordou temas como aperfeiçoamento da gestão, transparência, mobilidade, melhoria da qualidade de vida e outros assuntos relevantes para uma cidade inclusiva, com tecnologias que facilitem o acesso do cidadão aos serviços públicos.

O secretário de Governança de Maceió, José Lages, fez um balanço do seminário e disse que o evento é importante para desenvolver uma cidade mais inteligente. “Iniciamos ontem com um dia todo de palestras para alinhar conhecimento entre todos os participantes. Hoje, no último dia, estamos realizando as oficinas, colocando a mão na massa e trabalhando os problemas da cidade com o objetivo de tornar Maceió uma cidade ainda mais humana”, afirmou.

Segundo o conceito do evento, uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e comunicação na gestão do desenvolvimento e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação cidadã.

O assessor especial da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Messias Costa, ressaltou que o tema “Cidades Inteligentes” é um assunto abordado no mundo inteiro. “No Brasil e fora do país, esse é um tema discutido para questionar e tentar solucionar problemas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população. Introduzir inteligência na nossa maneira de administrar as cidades é uma maneira que se possibilita avançar cada vez mais na eficiência do serviço prestado”, disse ele.

Todos os palestrantes do evento fazem parte da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, criada em 2013, e que reúne as 350 maiores cidades brasileiras, além de secretários e dirigentes municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como secretários municipais de desenvolvimento econômico.

Flávia Bernardini é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi uma das palestrantes do seminário. Segundo ela, é importante que todos participem e desenvolvam uma cidade mais integrada. “Nós precisamos que tanto as pessoas que estão no governo quanto os moradores da cidade tragam as questões que precisam ser trabalhadas no contexto de Cidades Inteligentes, não só na tecnologia, mas também no aspecto humano desse processo”, explicou.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯

  • Paulo João Lucas Eu simplesmente n poderia deixar seu site antes de sugerindo que eu realmente amei o padrão informação um indivíduo fornecer na sua visitantes ? É vai ser novamente continuamente a inspecionar novas postagens