18 Julho 2017 - 07:47

Sem reajuste salarial, servidores da Educação entram em greve na capital alagoana

Divulgação

Em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira, 17 de julho, no Espaço Cultural Professora Jarede Viana, na sede do Sinteal, os trabalhadores da rede municipal de Educação, em Maceió, decidiram entrar em greve como “resposta” ao 0% de reajuste salarial ofertado pela prefeitura da capital alagoana.

Nesta quarta-feira, 19, a “Comissão de Greve”, formada por diretoras do Sinteal e trabalhadores da base da categoria se reúnem no Sinteal para elaborar um “Calendário de Luta”, mas a plenária desta segunda-feira, 17, já aprovou o primeiro ato público de protesto.

Na segunda-feira, 24, dia marcado para o início da greve, os servidores realizarão uma caminhada pelo Centro de Maceió e protesto na Secretaria Municipal de Finanças. O ato terá início a partir das 08 horas e terá concentração na Praça Deodoro.

Na assembleia convocada pelo Sinteal, o clima era de indignação e de mobilização para a luta. A categoria reivindica, no mínimo, o reajuste de 7,64%, que é o percentual do piso nacional anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 12 de janeiro passado.

No início da assembleia, a vice-presidenta do Sinteal, Célia Capistrano, e a representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e também diretora do Sinteal, Girlene Lázaro, relembraram os vinte anos da histórica data “17 de julho”, quando a luta dos trabalhadores e do povo alagoano derrubou (impeachment) o Governo de Divaldo Suruagy.

Em seguida, Célia repassou as informações da audiência mantida com a Semed e outras secretarias envolvidas nas negociações, informando, para indignação e revolta da plenária, que “a prioridade do prefeito é apenas pagar o salário em dia, mantendo a proposta de reajuste zero, sem possibilidade de negociações futuras”.

Com perdas salariais cumulativas, o Sinteal vem mobilizando os trabalhadores da educação e realizando uma série de assembleias e atos públicos de luta, como, por exemplo, a atividade “Ressaca Junina do 0% de Reajuste: No ritmo do Rui só quem dança é a Educação. Cadê o reajuste, prefeito?”, que aconteceu no último dia 11 de julho, no pátio do Semed, com boa adesão da categoria.

Resumo das deliberações da assembleia desta segunda, 17

19/07 – Reunião da Comissão de Greve, na sede do Sinteal, para elaboração do “Calendário de Luta” da Greve por Tempo Indeterminado da Rede Pública Municipal de Educação de Maceió.
24/07 – Início da Greve Geral por Tempo Determinado da Rede Pública Municipal de Educação de Maceió.
24/07 – Às 08hs, ato público de luta com concentração, às 08hs, na Praça Deodoro.

por Redação

Comentários comentar agora ❯