17 Novembro 2009 - 16:12

Saúde Municipal realiza ações de saúde na Escola de Cegos Cyro Accioly

Josival Monteiro

Mais uma etapa da campanha de promoção à saúde na Escola de Cegos Cyro Accioly foi realizada nesta terça-feira. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Atenção ao Portador de Deficiência (PAPD), visa levar informação e facilitar o acesso à atenção básica aos portadores de deficiência visual e cegos.

O secretário municipal de Saúde de Maceió, Francisco Lins, enfatizou a importância de aproximar os serviços de saúde dos usuários. “A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um trabalho no sentido de possibilitar, aos portadores de necessidades especiais, o acesso aos mais diversos serviços de saúde”, disse.

A coordenadora do Programa de Atenção ao Portador de Deficiência (PAPD), Grayce Tenório, informou que ação semelhante tem sido realizada em algumas instituições que atendem pessoas com deficiência na capital. “A preocupação do programa é levar informação e facilitar o acesso, principalmente de quem depende de videntes (acompanhantes) e não sabe onde encontrar os serviços”, reiterou Tenório.

A programação na Escola de Cegos teve início no dia 10 deste mês, com uma oficina sobre sexualidade para os alunos da Escola de Cegos. Nesta terça, houve oficina de sexualidade para os pais, palestra sobre saúde bucal e triagem, aferição de pressão arterial e glicemia.

A técnica de Saúde Bucal do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do PAM Salgadinho, Ana Maria, explicou a importância da escovação correta dos dentes e língua, da alimentação correta para evitar problemas bucais, e realizou aplicação de flúor.

Após a triagem, os alunos serão encaminhados para o CEO, onde serão acompanhados pelos profissionais. A programação do PAPD continua na próxima terça-feira, dia 24.

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯