Skip to content

SMS capacita profissionais sobre notificação de violência

  • Home
  • Maceió
  • SMS capacita profissionais sobre notificação de violência

SMS capacita profissionais sobre notificação de violência

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (GVDATNT), promove nesta terça-feira (18), uma capacitação sobre a Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada para profissionais de saúde de todos os Caps de Maceió e residências terapêuticas. O treinamento ocorre no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Sadir Feitosa de Carvalho, às 14h.

Segundo Rozali Costa, assistente social e técnica da GVDANT, o encontro busca atualizar os profissionais sobre a ficha de notificação de violência interpessoal/provocada. “Essa ficha elenca os tipos de violência consideradas pelo Ministério da Saúde e que precisam ser apontadas na ficha do paciente: violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono, trabalho infantil, financeira, tortura, tráfico de pessoas, intervenção legal e violência autoprovocada (mutilação e tentativa de suicídio)”, explica.

“A ficha de notificação é um instrumento de proteção e de elaboração de políticas públicas. Os profissionais da saúde precisam ter um olhar atento aos agravos e ao preenchimento correto dessas fichas, pois só com dados consistentes é que se pode ter uma real dimensão do problema e fortalecer a elaboração de políticas de enfrentamento e reduzir a morbimortalidade por causas externas”, completou Rozali Costa, técnica da GVDANT.

As principais atribuições do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz ligado à GVDANT, é garantir a implantação da ficha, a articulação da rede de prevenção e proteção à pessoa, a qualificação da escuta profissional, entre outras. O profissional notifica o caso e ele é encaminhado para as Unidades de Saúde, para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselhos Tutelares, Delegacias, dependendo do tipo de violência.

O que notificar?

Para o Ministério da Saúde, alguns tipos de violência devem ser apontados na ficha do paciente: violência física, psicológica, sexual, negligência/abandono, trabalho infantil, financeira, tortura, tráfico de pessoas, e intervenção legal e autoprovocada (suicídio). Existem outros tipos de violência, chamadas de extrafamiliares ou comunitárias, que também são objetos de notificação, como contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, portadores de deficiência, pessoas com os variados tipos de transtorno, indígenas e população LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também