17 Janeiro 2022 - 09:12

Dia D e Domingão da Vacina movimentam unidades de saúde no fim de semana

Bruno Wesley
Cláudio Vinícius e Agnaldo Antônio tomaram a segunda dose no Terminal do Osman

As atividades do Dia D da Vacinação contra a Covid-19 em Maceió estenderam-se durante todo o fim de semana, com dez pontos no sábado (15) e 32 no Domingão da Vacina, que mobilizou profissionais e equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) das 9h às 16h em toda a capital e até às 21h no ponto instalado na orla de Ponta Verde.

O trabalho contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que viabilizou a gratuidade do transporte público para quem utilizou os coletivos urbanos para completar o ciclo vacinal, mediante apresentação do cartão de vacinação.

O ponto instalado no terminal do Osman Loureiro, no Clima Bom, era um dos mais movimentados no domingo de manhã. “É assim todos os dias”, informou a enfermeira Thamirys Vitorino, segundo a qual o ponto é um dos que mais vacinam, com média de aplicação de 700 a 800 doses diárias.

Foi para o ponto do Terminal do Osman que o vigilante Claudirlon Lima de Oliveira levou os filhos, Cláudio Vinicius, 15, e Agnaldo Antônio, 13 anos, para tomar a segunda dose da vacina da Pfizer, única autorizada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o público adolescente. O pai informou que já tomou a segunda dose e aproveitou a folga do domingo, com o ponto em funcionamento, para completar a vacinação dos meninos.

No mesmo local, o casal Mariana Santos Alves, dentista, e Daniel Vítor Lourenço da Silva, engenheiro, tomou a terceira dose da vacina. Aliviada, a mulher disse aguardar com ansiedade o momento de também poder vacinar os filhos pequenos.

“Acho muito importante a vacinação, vacinar é um ato de amor porque a gente não está protegendo só a gente, mas também aos próximos. É notório, a gente vê na mídia e nos hospitais a grande redução das formas mais graves da doença. Quanto mais a gente chamar as pessoas para se vacinar, mais a gente vai estar se protegendo e protegendo o outro”, declarou Mariana Alves.

Em outro ponto da cidade, a gaúcha Ana Leidens foi à Unidade de Saúde Maria da Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, para tomar sua dose de reforço.

“Estou até emocionada, é a minha terceira dose, então eu estou totalmente imunizada. A vacina é a diferença entre a vida e a morte, tanto que a gente vê que hoje tem vários casos de Covid e as pessoas estão sendo tratadas em casa. Um ano atrás, a gente estava numa situação muito difícil. A vacina é prioridade. É a única forma de ter certeza que não vamos morrer por essa doença. Eu tenho acompanhado os casos e tenho visto que tem gente internada, mas quem está internado é quem não se vacinou”, comentou, à saída da Sala de Imunização.

A gerente da unidade, Marcela Costa, apresentou a equipe da Sala de Imunização, composta pelas enfermeiras Núbia Ferro e Mitally Gusmão e pela técnica em Enfermagem Silvana Vasconcelos. Ela destacou o trabalho dos profissionais que atuam desde o início na campanha de vacinação e sobre o esforço da Prefeitura para alcançar o maior número possível de pessoas vacinadas, por meio de ações como o Domingão da Vacina e o Corujão da Saúde.

“As unidades de saúde estão abertas hoje, um domingo, como mais uma oportunidade para a comunidade, principalmente aqueles trabalhadores que não conseguem vir à unidade nem no período noturno. Não tem desculpa. Quem não consegue se vacinar durante o dia pode procurar as unidades que funcionam com horário estendido, e quem não consegue durante a semana nem no Corujão da Saúde, todos os dias tem a opção de um ponto de vacinação para procurar se imunizar”, informou.

A secretária adjunta de Gestão em Saúde de Maceió, Roberta Borges, esteve em vários pontos de vacinação durante o final de semana. No sábado, ela visitou pontos itinerantes e, neste domingo, esteve nas unidades Conceição Paranhos, em Jacarecica; Aliomar Lins e Hamilton Falcão, no Benedito Bentes; no Terminal do Osman Loureiro, no Clima Bom; e na Unidade José Guedes, na Santa Amélia.

“Maceió tem vacinado com eficiência, ultrapassando 1,6 milhão de doses aplicadas. Temos dois pontos de vacinação que funcionam aos domingos, na praia e na Rodoviária. Iniciamos o Dia D, no sábado, com vacinação itinerante no comércio e em três mercados públicos. E, neste domingo, abrimos também 26 unidades de saúde e os quatro pontos fixos do Maceió Shopping, Terminal do Osman Loureiro, Praça Padre Cícero e Papódromo, totalizando 32 pontos com primeira, segunda e dose de reforço. Não há desculpa para deixar de se vacinar. A vacinação tem nos mostrado sua eficácia e se vacinar é um ato de responsabilidade que salva vidas”, enfatizou Roberta.

Confira locais e horários de vacinação em Maceió

Estratégias como o Dia D, o Domingão da Vacina e a vacinação itinerante têm elevado os indicadores de enfrentamento à Covid-19 em Maceió, onde 79,33% da população de 12 anos ou mais já tomou duas doses das vacinas.

De segunda a sexta-feira, a Prefeitura de Maceió mantém a vacinação contra a Covid-19 em 36 pontos, incluindo 30 unidades de saúde, quatro pontos fixos e dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT) na Ponta Verde e no Terminal Rodoviário, no Feitosa. Aos sábados, funcionam os quatro pontos fixos e os dois CATs, que também funcionam aos domingos.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.