17 Janeiro 2020 - 20:25

Navio da Marinha estará aberto para visitação neste fim de semana

Maceioenses e turistas que estão na capital alagoana poderão fazer um passeio diferente neste fim de semana. É que o Porta Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico, da Marinha do Brasil (MB), estará aberto para visitação neste sábado (18) e domingo (19), das 14h às 18h, no Porto de Maceió.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Navio Capitânia da MB, que chegou à capital alagoana nessa quinta-feira (16) e dispõe de sete aeronaves e quatro embarcações, algumas disponíveis para acesso ao público. Segundo informações da Marinha, o navio foi projetado para fornecer capacidades de ataque, anfíbia, de defesa aeroespacial e de comando e controle, atuando em operações de Guerra Naval, de Paz e de Ajuda Humanitária.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, receber o PHM Atlântico é muito positivo para o destino e demonstra a capacidade e qualificação do Porto de Maceió, que faz parte do circuito de grandes portos do Brasil. “O gigante Navio Capitânia chega a Maceió como mais uma opção de atrativo para a população e os turistas durante o fim de semana, que poderão conhecer melhor a história e atuação da Marinha do Brasil nas águas nacionais. É um privilégio para o destino e para a Prefeitura de Maceió ter a capital alagoana como parte do roteiro de uma embarcação tão importante para o país, o que demonstra que o Porto de Maceió está preparado para receber os diversos tipos de embarcação”, avaliou o secretário.

Com capacidade para 1100 militares, o navio possui moderna sala de controle e um radar com alcance de 250km, que atua no monitoramento da área marítima ao redor da embarcação. Cerca de 800 tripulantes da Marinha desembarcaram em Maceió a bordo do Capitânia, que percorre portos do Rio de Janeiro (RJ) a Belém (PA), destino final da embarcação.

O circuito faz parte da Operação Aspirantex-2020, relativa à formação de aspirantes em terra e mar, e da 3ª fase da Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, que atua no reforço e limpeza do Oceano Atlântico. 

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯