Skip to content

Semed capacita alfabetizadores do programa Maceió Tira de Letra

  • Home
  • Maceió
  • Semed capacita alfabetizadores do programa Maceió Tira de Letra

Semed capacita alfabetizadores do programa Maceió Tira de Letra

Coordenadores e alfabetizadores do programa “Maceió Tira de Letra/Brasil Alfabetizado” participaram de um curso inicial de formação, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – antigo Cefet.

O programa é uma parceria do governo federal com a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que visa à universalização do ensino fundamental entre jovens e adultos. A iniciativa é do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Semed, que tem a meta de qualificar 460 alfabetizadores e 35 coordenadores.

O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, destacou o papel da educação como agente transformador da realidade social. “Precisamos superar índices sociais negativos, mas isso requer, principalmente, o engajamento das pessoas envolvidas no processo de educação”, ressaltou.
A diretora do EJA no município, Maria da Penha, disse que a finalidade é capacitar os alfabetizadores e coordenadores do programa para ministrar aula de alfabetização no período de oito meses, atingindo um público que tem entre 16 e 80 anos de idade. O deputado estadual Paulo Fernando dos Santos (Paulão-PT), que prestigiou o evento, fez uma reflexão quanto aos alfabetizadores. “Não é fácil educar. Vocês são merecedores, vencedores e verdadeiros heróis”, afirmou.

A professora e coordenadora Socorro Cedrim recebeu, do secretário Thomaz Beltrão, o livro cujo tema aborda “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa”, representando todos os alfabetizadores presentes. Na oportunidade, também foram entregues aos coordenadores e alfabetizadores 500 livros de autoria de Paulo Freire. A obra, de acordo com Maria da Penha, reforça o projeto de formação continuada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também