16 Outubro 2019 - 20:53

Contratualização deve aumentar em 20% atendimento de saúde

Mais 35 contratos de prestação de serviço de saúde em caráter complementar foram assinados, na manhã desta quarta-feira (16), pelo prefeito Rui Palmeira e pelo secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô. Este é o último lote de assinaturas. Ao todo, foram assinados 102 contratos, o que representa um aumento de 20% no atendimento de saúde de Maceió. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro.

No processo, estão inseridos um ente público, 18 filantrópicos e 83 privados. “Tudo foi feito de forma transparente, com chamamento público para o maior número possível de clínicas e hospitais. E, hoje, temos aqui instituições respeitadas em todo o país. Agradeço a cada prestador pela confiança e pela parceria”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.

As contratualizações garantem uma segurança tanto para os prestadores de serviço como para a Prefeitura. “Até então, não havia uma regra escrita do quanto de atividade cada prestador deveria atender. Assim, aumentamos a eficiência e o controle nos serviços. Temos algumas faltas de especialidades no Município, então a gente precisa terceirizar esse atendimento”, finalizou o gestor municipal.

Maceió é a única cidade brasileira com mais de 800 mil habitantes que realizou as contratualizações nestes moldes. O secretário de Saúde, José Thomaz Nonô, explicou como foram construídos os convênios. “Os contratos são todos feitos com preços do SUS, tabelados pelo Ministério da Saúde. Não há mais para um e menos para outro. Foram feitos segundo as necessidades da sociedade maceioense. Nós adequamos isso e vamos conseguir fazer uma fiscalização muito mais efetiva”, garantiu.

Nonô agradeceu, ainda, o empenho da equipe da SMS no processo. Como Rita Leone, coordenadora do Programa Bolsa Família na Saúde. “Esse é um gol de placa. Fico emocionada de presenciar esse momento. Sou militante do SUS e passei minha vida lutando pelo Sistema. Estou perto de me aposentar e vou me aposentar feliz”, celebrou a servidora.

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió representa 41% dos atendimentos feitos na gestão plena de Maceió e faz parte da contratualização. Para o provedor Humberto Gomes de Melo, a ação representa um avanço. “Isso garante tranquilidade não só aos prestadores, que vão ter a certeza daquilo que devem fazer e daquilo que irão receber, mas também ao Município, que terá a condição de mostrar ao Ministério da Saúde o quanto está fazendo e a necessidade de recursos”, comentou.

Lídio Nunes, diretor presidente do Hospital Arthur Ramos, completa. “Temos um compromisso muito grande com a sociedade. E encontramos a forma de prestar esses serviços graças à credibilidade da Secretaria de Saúde. Estamos muito contentes de fazer parte desse dia histórico”, finalizou.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯