16 Agosto 2022 - 22:26

CadÚnico abre aos sábados para atender pessoas com dados desatualizados

A sede do Cadastro Único de Maceió, no bairro da Serraria, passou a funcionar aos sábados desde o início do mês de agosto para acabar com a fila de pessoas que estão com os dados desatualizados e podem ter os benefícios sociais bloqueados. Inicialmente, será dada prioridade às famílias que não compareceram ao CadÚnico há 4 anos ou mais, ou seja, desde 2015 até 2018.

Essas pessoas poderão agendar atendimento em www.online.maceio.al.gov.br/semas/ para qualquer dia da semana, de segunda a sexta, no CadÚnico ou nos Centros de Referência em Assistência Social, ou ainda têm a opção de procurar diretamente a sede do Cadastro aos sábados, das 8h às 14h.

A medida de ampliação do atendimento aos usuários foi tomada pela Secretaria Municipal de Assistência Social porque muitas pessoas que deixaram para atualizar os dados de última hora corriam o risco de ter o benefício bloqueado.

O prazo para fazer esse procedimento se encerrava em julho, mas foi prorrogado por 90 dias pelo Governo Federal após solicitações dos Municípios, que inclusive foram reforçadas em uma viagem do secretário Claydson Moura a Brasília, onde ele se reuniu com o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, e conseguiu dar em primeira mão a notícia aos maceioenses.

Além disso, o horário de atendimento dos 16 Cras de Maceió foi ampliado para oito horas corridas, sendo das 7h às 16h. E outra medida tomada pela Semas foi a aquisição de 50 computadores para dar mais agilidade ao cadastramento e atualização de dados, para permitir que o número de atendimentos por dia seja ainda maior.

No entanto, apesar do esforço da Prefeitura de Maceió para evitar que os usuários deixem de receber benefícios importantes como o Auxílio Brasil e o Auxílio Gás, a procura nos locais está baixa.

A diretora de Proteção Social Especial Básica da Semas, Aline Pedrosa, ressalta que a sede do CadÚnico tem capacidade para fazer 300 atendimentos em um sábado, mas o número de pessoas que chegam ao local tem sido abaixo de 150.

"A ampliação do prazo para atualização foi muito importante para os municípios, e Maceió teve uma contribuição muito importante para isso. Agora, contamos com o apoio da população para priorizarmos as pessoas que não atualizaram há pelo menos 4 anos o seu cadastro. A Prefeitura de Maceió, através da Assistência Social, tem trabalhado sem medir esforços pelo usuário. Atenderemos 300 pessoas a cada sábado, na sede da Serraria, além de todos os outros dias da semana. Quem, porventura, não conseguir atendimento, agendaremos para os outros dias".

Como e onde fazer a atualização do CadÚnico

Para agendar atendimento em um dos Cras ou na sede do CadÚnico, é preciso acessar o site www.online.maceio.al.gov.br/semas/, escolher o local onde quer ser atendido e preencher os dados. Para as pessoas que estão com os dados desatualizados há 4 anos ou mais, ou seja, de 2015 a 2018, há a opção de atendimento na sede do CadÚnico aos sábados, das 8h às 14h, sem agendamento.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯