16 Junho 2018 - 17:39

Órgãos públicos alinham detalhes para os festejos juninos

Ao longo da semana, representantes dos órgãos envolvidos com a realização dos festejos juninos em Maceió reuniram-se na sede da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) para alinhar as ações.

Na quarta feira (13), o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, e o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, firmaram os detalhes da parceria entre as pastas. “Essa reunião foi importante para alinhar essa parte do ordenamento da cidade. Essa parceria já vem de outros eventos e sempre contamos com esse suporte da Semscs. E, juntos, vamos promover um ótimo São João”, afirmou Palmeira.

Ivon Berto destacou que a Secretaria está organizando um planejamento para esse suporte ser eficaz. “Com essa ação cultural, estamos mostrando a capacidade que temos em promover eventos nacionais, inclusive competindo com outros municípios que já possuem essa característica e, certamente, a capital do forró será Maceió”, disse.

Ainda na quarta (13), Semscs, Fmac, Sima e Eletrobrás trataram sobre o ordenamento dos ambulantes. Com base nas informações da Sima e Eletrobras, ficaram definidos os locais onde não pode haver instalação de ambulantes, porque são regiões que não possuem pontos de energia. Na sexta feira (15), representantes da Semscs, Fmac, Smtt, Corpo de Bombeiros e empresa Branco Promoções finalizaram os ajustes para as ações.

A fiscalização de posturas iniciou a demarcação dos espaços a serem ocupados por cada um dos quase 200 ambulantes cadastrados pela Semscs para os festejos, nos bairros de Jaraguá, Jacintinho, Benedito Bentes e onde houver festividade oficial. “Eles vão ser distribuídos de acordo com a solicitação que fizeram para o período”, explicou o secretário.

A maior concentração de ambulantes será em Jaraguá, onde funcionarão o palco de forró, porém a fiscalização será distribuída em todo o bairro, ja que terá o palco alternativo, a cidade cenográfica entre outros.

Trânsito

Já na quinta (14), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Semscs alinharam o ordenamento do trânsito ao de ambulantes. No que refere à região central, o trânsito será interrompido, sempre, a partir das 17h, da seguinte forma.

Os trechos serão de acordo com a programação e o público esperado. Nos dias 15, 21, 25 e 28, o trânsito será interditado entre o Riacho Salgadinho e a Praça Marcílio Dias. Nos dias 23 e 24, será interditado da Praça Sinimbu ao Hotel Ouro Branco. Já nos dias 22, 29 e 30, o trecho vai da Praça Sinimbu até o Porto de Maceió.

No início da manhã, a fiscalização de posturas vai ordenar – com o apoio de agentes da SMTT e da Guarda Municipal – os ambulantes nos espaços já demarcados para cada um.

Segurança

Na semana passada, representantes da Semscs, SMTT, Sedet e Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar de Alagoas também se reuniram para alinhar as ações e o aparato de segurança durante as festividades.

TAC

Todos devem estar atentos ao termo de compromisso de ajustamento de conduta (TAC), firmado em 02 de maio, entre o Ministério Público Estadual (MPE/AL) e demais órgãos estaduais e municipais, associações de moradores, organizadores dos arraiais e entidades envolvidas nos festejos. O documento traz a normatização da segurança, ordenamento, higiene, fluidez do trânsito e limpeza, além de outros critérios relacionados às festividades juninas de 2018.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯