15 Dezembro 2017 - 10:09

Alunas do Construindo com Mulheres visitam canteiros de obras

Prestes a finalizar a qualificação profissional de 200 mulheres no curso de Aplicadora de Revestimento Cerâmico, do Projeto Construindo com Mulheres, as alunas começaram as visitas às obras em Maceió. A ideia foi vivenciar os canteiros de obras, além de ter o contato com os trabalhos de diversos tipos de revestimentos cerâmicos em diferentes sistemas construtivos.

As alunas foram divididas em três turnos e durante as visitas viram os revestimentos em paredes, pisos, áreas molhadas e em gesso. O instrutor de construção civil, Cícero Guilhermino, que acompanhou as visitas, explica que não há mais espaço para críticas na qualidade do trabalho das mulheres na construção civil.

“Nas visitas que estamos fazendo, percebemos que há espaços para elas nessa área de revestimento de cerâmica, pintura e rejunte, fazendo um trabalho muito bom. Durante o curso, na parte prática, sempre tem algumas que se destacam. Outras têm medo de arriscar, mas elas estão bem”, disse o instrutor.

Para Edna Maria dos Santos, uma das alunas, o curso deu novas perspectivas para sua vida. Ela conta que com o curso conseguiu aprender, além das técnicas, todas as práticas de segurança no trabalho. “A gente já aprendeu muita coisa. Agora fico olhando a cerâmica e vejo as irregularidades. Depois que a pessoa aprende, ela fica observando tudo. O curso ainda está fazendo diferença na minha vida. Eu já fico me imaginando trabalhando na obra”, disse.

A 3ª etapa do Construindo com Mulheres irá se encerrar no dia 18 de dezembro. A entrega dos certificados ocorre na terça-feira, 19, às 9h, na Casa dos Amarelinhos – O Consolador. O projeto é um convênio firmado entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) com o objetivo de capacitar 600 mulheres em situação de vulnerabilidade social, durante três etapas do programa.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯