Skip to content

Viva Cultura: FMAC vai realizar edição especial de Natal

  • Home
  • Maceió
  • Viva Cultura: FMAC vai realizar edição especial de Natal

Viva Cultura: FMAC vai realizar edição especial de Natal

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), vai realizar, no dia 20, um especial de Natal, dentro do projeto Maceió Viva Cultura na categoria Música.

O evento, que começa às 18 horas, no Posto 7 (Jatiúca), terá a participação da Orquestra de Câmara e Coral da Ufal, interpretando temas natalinos. O Coral da Casal e a banda Adama Roots fecharão a noite.

A Orquestra de Câmara da Ufal foi fundada em 1981, a partir da iniciativa de alguns músicos da comunidade e de professores do Departamento de Artes da mesma universidade. Entre os anos de 1981 e 1985, o grupo era formado por instrumentistas diversos. Somente a partir de 1986, o número de componentes foi aumentando, permitindo a definição de naipes.

Dentre os vários regentes que estiveram à sua frente, destacam-se Almir Medeiros e o maestro argentino Osvaldo Lupi, que regeu o grupo até 1996, quando o maestro holandês Nicolas Grosse Vale assumiu a sua regência. A partir daí, a maestrina Flávia Vieira, entre os anos de 1999 e início de 2001, esteve à frente da Orquestra.

Em meados de 2001, com a volta do maestro Nicolas Grosse Vale, Nilton Souza assumiu a função de regente substituto, o que lhe proporcionou, em 2002, assumir a sua regência titular.

A orquestra sempre teve suas atividades atreladas aos cursos de Música – Licenciatura e Bacharelado – e Canto da Ufal, tendo em vista a necessidade de promoção da vida acadêmico-musical dos alunos.

Fora da esfera universitária, a orquestra participou, na década de 90, de turnês por diversas cidades nordestinas. Nos dias atuais, sob a direção de Nilton Souza, a orquestra tem se encaminhado para uma formação sinfônica. Hoje, faz parte do grupo um corpo de 35 membros, divididos estrategicamente para realizar um vasto repertório.

ADAMA ROOTS

Com apenas dois anos de formação, a banda Adama Roots apresenta um incrível entrosamento e presença de palco como poucas bandas profissionais de longa data, contagiando o público nos estabelecimentos onde se apresenta. A banda está sempre se apresentando em boates e participa, também, de abertura de shows de bandas do cenário musical nacional, além de ser requisitada para entretenimento em outros estados.

A Adama Roots já dividiu palco com grandes grupos e artistas como Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Edson Gomes, Tribo de Jah, Mato Seco, Vibrações, Reação, Timbalada, DJ Patife, entre outros. Atualmente, é uma das principais bandas de Reggae de Alagoas e do cenário musical do Estado. Com um repertório de 15 músicas próprias, o foco principal da banda é divulgar o trabalho e gravar o primeiro CD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também