Skip to content

Residentes terapêuticos ganham dia de lazer na praia de Maceió

  • Home
  • Maceió
  • Residentes terapêuticos ganham dia de lazer na praia de Maceió

Residentes terapêuticos ganham dia de lazer na praia de Maceió

Pacientes atendidos pelos Centro Atenção Psicossocial (Caps), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tiveram atividades de lazer na manhã dessa terça-feira (14), na Praia da Sereia, localizada no Litoral Norte de Maceió. A ação aconteceu em parceria com a Polícia Militar, que cedeu um ônibus para o deslocamento de 30 moradores de residências terapêuticas e técnicos.

Os usuários, que antes moravam nos hospitais psiquiátricos de Maceió Doutor José Lopes e Miguel Couto, passaram por um processo de desinstitucionalização, que consiste em retirar esses pacientes desses locais e acolhê-los em uma residência, passando assim a fornecer os tratamentos necessários, mas em um local mais acolhedor.

O objetivo das atividades é oferecer aos moradores um movimento de reinserção social e lazer. “São formas dos usuários que viveram privados de liberdade durante muito tempo terem momentos de convivência social, que esse é o objetivo da saída deles, não é tirar e ficar presos em outro lugar. Então, eles vão à praia, ao centro, ao shopping, cinema, teatro, e desenvolvem atividades comuns a qualquer pessoa”, explicou a técnica desinstitucionalização Amanda Braga.

Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, destacou a importância de atividades desse tipo para aumentar o convívio social desses pacientes. “A intenção é proporcionar integração, uma cidadania, coisa que antes não existia. Eles hoje têm em convívio social”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também