Skip to content

Semtur promove coco de roda no festival Sabores de Alagoas

  • Home
  • Maceió
  • Semtur promove coco de roda no festival Sabores de Alagoas

Semtur promove coco de roda no festival Sabores de Alagoas

A seccional alagoana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL) irá realizar entre os dias 14 e 17 de setembro a segunda edição do festival gastronômico Sabores de Alagoas. O evento, que vai acontecer na praça Multieventos e que tem como objetivo valorizar a gastronomia local, vai contar também com uma série de apresentações culturais, e entre elas estão a de grupos de coco de roda que fazem parte da Rede Sociocriativa do Coco de Roda, entidade que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) para divulgação do seu trabalho entre o trade turístico.

Coco de Rodas Raízes Nordestinas. Foto: Lula Castello Branco
Coco de Roda. Foto: Lula Castello Branco

“Promovemos em agosto encontros entre as representantes da Rede Sociocriativa e membros do trade justamente para estreitar a relação entre os atores da cultura e do turismo de Maceió. A participação dos grupos de coco de roda no festival já é um dos frutos dessa ação. O Sabores de Alagoas, além de ser uma opção diferenciada para os turistas conhecerem a gastronomia local, é também uma oportunidade para eles verem o movimento dos nossos folguedos”, afirmou a secretária-adjunta do Turismo, Luciana Sagi. “Alagoas é entre todos os estados brasileiros o que possui o maior número de folguedos populares. São registrados pelos estudiosos do assunto cerca de 30. É uma cultura muito forte que precisa ser cada vez mais incentivada”, completou.

Entre os grupos de coco de roda que vão se apresentar no festival estão o Mandacaru, o Leões de Fogo, o Pisa na Fulô, o Xodó Nordestino, o Los Coquitos e o Raízes Nordestina, todos presentes no catálogo elaborado pela Rede Sociocriativa do Coco de Roda.

“Além da tradicional apresentação, o catálogo, que se materializou por meio de um edital da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), mostra todos os serviços que os grupos podem prestar para restaurantes, hotéis e eventos como oficinas de dança, aulão de coco, apresentação artística, palestras, cursos para ensinar percussão, aluguel de roupas e uma outra série de produtos que fortalecem a marca do coco de roda e mostram que é possível criar uma rede econômica sustentável com esse movimento cultural”, explicou Simone Cavalcante, produtora cultural da Rede Sociocriativa do Coco de Roda.

“Dentro do projeto, foram realizadas oficinas com os grupos para proporcionar capacitação e vínculo entre eles. Os produtos gerados, frutos de colaboração mútua, aprendizado coletivo, podem se transformar agora em ferramentas para ampliar a visibilidade do coco de roda alagoano, gerar sustentabilidade aos grupos e novas oportunidades de negócios”, acrescentou Simone.

Sobre o festival

O festival Sabores de Alagoas vai reunir 33 bares e restaurantes associados à Abrasel que vão vender a um preço especial de R$ 10 a R$ 15 mini porções de pratos criados para o evento, que tem o diferencial de ter nas receitas elaboradas os seguintes ingredientes: lagostim, carneiro, acerola, caju, mel de engenho, peixe e camarão, representando genuinamente a culinária alagoana.

O evento, realizado junto ao Governo de Alagoas e em parceria com a Prefeitura de Maceió e o Sebrae, acontecerá na Praça Multieventos, entre 14 e 17 de setembro, das 17h às 22h, e faz parte das comemorações dos 200 anos do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também