13 Novembro 2009 - 12:33

Idosos visitam museu Museu Palácio Floriano Peixoto

Fabiana Vasconcelos
Museu Palácio Floriano Peixoto

O grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado fizeram uma visita ao Museu Palácio Floriano Peixoto. Os visitantes puderam conhecer a antiga sede do governo de Alagoas, que hoje, como museu, resgata a história do palácio com sua arquitetura clássica e como local de tomada de grandes decisões que marcaram a história do Estado. O Cras Dom Adelmo Machedo fica localizado no Prado.

Os idosos puderam conferir de perto o acervo do Museu Palácio Floriano Peixoto, que é constituído de mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais, objetos decorativos e quadros de pintores alagoanos. Também puderam conhecer a exposição comemorativa dos 21 anos da Constituição brasileira, denominada “Constituição de 1988 – A Voz do Povo”. No fim da visita foram distribuídas algumas cópias da Constituição para os visitantes.

Para a usuária do Cras Nazaré Costa, 67 anos, a visita ao museu foi maravilhosa. “É muito gostoso poder sair de casa e conhecer novos lugares. Nunca deixo de participar desses passeios oferecidos pelo Cras, como também das atividades do grupo de idosos. Nessa idade temos que aproveitar tudo, pois quem fica somente em casa, acaba adoecendo”, disse ela.

O grupo de idosos do Cras Dom Adelmo Machado é numeroso e animado. Nas reuniões que são realizadas todas as semanas os idosos participam de palestras sobre temas de seu interesse, como o Estatuto do Idoso, no qual se informam sobre seus direitos, e também fazem trabalhos artesanais, atividades físicas e de lazer.

Existem seis Cras em Maceió, localizados em áreas de vulnerabilidade social. Os Cras possuem grupos de mulheres, de crianças, de adolescentes e de idosos, com atividades especificas voltada para cada faixa etária, como também são realizados cursos profissionalizantes para a comunidade. Também prestam serviços através dos Programas de Atenção Integral a Família (Paif), Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯