13 Setembro 2019 - 09:08

Pinturas valorizam as comunidades e elevam a autoestima dos moradores de Maceió

Divulgação
Além de equipamentos de mobilidade urbana, o Vida Nova nas Grotas leva arte e cor para as comunidades de Maceió

O Vida Nova nas Grotas, que proporciona mobilidade urbana para as comunidades de Maceió, através de escadarias drenantes, pontilhões e passeios, leva também o alívio das cores para o dia-a-dia da população. As pinturas nos muros das casas e nas áreas de convivência das grotas são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e se destacam como marca registrada do programa.

Para Mirian Gomes, líder comunitária da Grota do Pau D’Arco, a autoestima da população se elevou depois que o colorido tomou conta da comunidade. “Quem tinha casa aqui e estava querendo vender, já desistiu. Agora, a gente sente orgulho de morar aqui, por que tá tudo lindo”, garante.

De acordo com o diretor interino no Departamento de Pesquisa e Capacitação do ONU-Habitat, Claudio Acioly Júnior, experiências brasileiras e internacionais exitosas fazem crer que a introdução de cores em construções e paisagens urbanas melhora a qualidade do espaço residencial, com efeitos positivos no comportamento das pessoas.

“A introdução da cor, com as pinturas e as intervenções artísticas na paisagem urbana das grotas, fazem parte de uma estratégia de requalificação urbana adotada em diversas cidades do Brasil e do mundo. Essas melhorias visuais em equipamentos e edifícios é um primeiro passo para construir uma identidade e intensificar a sensação de valorização, pertencimento dos lugares, e até impulsionar o sentimento de autoestima. A construção dessa identidade e a valorização do local têm o poder de estimular o cidadão a participar e a desenvolver um espírito comunitário fundamental para a manutenção e preservação desses lugares”, afirma Acioly.

O artista visual Karllus Brow, que fez pinturas em aproximadamente dez grotas de Maceió pelo Vida Nova nas Grotas, conta que o trabalho é feito de maneira personalizada para que a pintura reflita o espírito de cada comunidade.

“Antes de fazer cada arte, a gente vai lá, observa o ambiente, o cotidiano das pessoas e cria, com base nisso, de acordo com o clima que a gente sente, o que a grota representa para quem é de lá. Muitas vezes as pessoas sugerem diretamente elementos que querem que estejam presentes nas artes. Essa construção é muito legal e, nós, artistas que tivemos a oportunidade de participar do programa, temos muito orgulho disso. É gratificante ter nossa identidade artística ilustrando as paredes e os muros da periferia de Maceió”, declara Karllus Brow.

Para a arquiteta e urbanista, Andreia Estevam, superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Setrand, a essência do programa é levar bem-estar e qualidade de vida à população das grotas da nossa capital.

“A pintura das fachadas das casas das grotas é uma proposta de resgate da autoestima, da cidadania, no sentido de pertencimento. Ela agrega valor à comunidade. E a ideia de pintura de grafite em certos pontos estratégicos confere uma identidade própria a cada grota”.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯