12 Março 2018 - 09:21

Suspeitos de tráfico de drogas são surpreendidos pelo Ronda no Bairro

Assessoria
Ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes, no Farol

Quatro homens e um menor de idade foram encaminhados à Central de Flagrantes I, no Farol, por policiais do Programa Ronda no Bairro, suspeitos de tráfico de drogas. Após abordagem de rotina e revista pessoal, os agentes de proximidade identificaram que os suspeitos portavam cocaína, maconha, crack e R$ 57.

Eles são: Salles Luiz Pinheiro, de 21 anos; Diego Amaro dos Santos, de 22 anos; Rafael Santos da Silva, de 21 anos; Carlos Magno Mello, de 21 anos; e D.F de L., de 17 anos.

A ocorrência foi registrada próximo à Feirinha da Pajuçara, todos os suspeitos são do município de Atalaia e fretaram um Fiat Uno vermelho, de placa NMM 2853, para, segundo eles, aproveitar o domingo na praia da capital.

A operação contou com o apoio da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

“A integração das forças policiais é fundamental para o sucesso do Ronda no Bairro. O programa agora passa a contribuir com a segurança pública também nas áreas comerciais dos bairros da Orla de Maceió”, concluiu o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.

O programa

O Ronda no Bairro é um programa do Governo de Alagoas e está sob a competência das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

No sábado (10), o programa começou a operar nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

 O Decreto de Nº 57.008, de 2 de janeiro de 2018, instituiu o Programa Ronda no Bairro e os militares voluntários executam suas funções em seu período de folga, concorrendo a oito serviços, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR) de oito horas.

A implantação deste novo braço da segurança pública é integralmente realizada com recursos próprios, resultado do planejamento e do esforço do Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade.

A área comercial do Jacintinho foi o marco inicial do programa, desde o dia 4 de janeiro, 60 militares da reserva e da ativa realizam rondas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta em dois turnos de serviço. A população aprovou o sistema de segurança empregado. As pessoas agora andam tranquilas nas áreas patrulhadas, voltaram a frequentar a Praça do Mirante do bairro, interagem e participam das atividades planejadas pela equipe de Articulação e Mobilização Social.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯