10 Novembro 2010 - 20:52

Sima repõe equipamentos danificados por vândalos em Jaraguá

José Luiz Rios

A Superintendência Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Sima) concluiu nesta quarta-feira (10) a reposição dos equipamentos do sistema de iluminação da Avenida Cícero Toledo, no bairro do Jaraguá, que foram furtados no final do mês de outubro. Essa foi mais uma ação de vândalos contra a rede de iluminação pública da capital, que vem sofrendo com os constantes roubos de cabos, fios, lâmpadas, refletores, entre outros.

Foram repostos 400 metros de cabos em todo o trecho da Avenida Cícero Toledo. Duas equipes da Sima trabalharam em ritmo acelerado desde o início desta semana para restabelecer o potencial de iluminação no local.

Em um levantamento realizado pela Sima e Citeluz – empresa terceirizada que trabalha na instalação dos equipamentos de iluminação –, no período de janeiro a outubro de 2010, o prejuízo provocado pelo furto de equipamentos ficou entre R$ 150 mil a R$ 200 mil.

Segundo o assessor técnico da Sima, Armando Monteiro, quando não furtam os equipamentos, os vândalos tratam de danificá-los jogando correntes de bicicleta e provocando o curto-circuito dos fios. “Quando eles não conseguem subir nos postes e cortar os fios para concluir o roubo, acabam danificando o sistema, seja através de um curto-circuito, seja quebrando as caixas de proteção do sistema”, disse ele.

Desde o início deste ano, a Sima já contabilizou doze furtos de cabos elétricos do sistema de iluminação de Maceió. Bairros como Jaraguá, Tabuleiro do Martins, Pontal da Barra, Ponta Verde, Farol e Mangabeiras já sofreram com a ação de marginais, que furtam ou danificam equipamentos da rede de iluminação.
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯