10 Novembro 2009 - 15:13

Ministro das Cidades visita obras do VLT em Maceió

Divulgação

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, chega nesta quarta-feira,11, em Maceió, para realizar, juntamente com o prefeito Cícero Almeida, uma visita técnica nas obras de implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

O ministro estará às 9 horas, na sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), de onde irá juntamente com Almeida e os técnicos da Companhia, visitar o início das obras.

O VLT é uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a CBTU, com um investimento na ordem de R$ 150 milhões um percurso de 32 quilômetros.

A adoção desse novo sistema de transporte em Maceió vinha sendo negociada desde o ano passado entre a Prefeitura, o Ministério das Cidades e a CBTU. Com o inicio das obras, Maceió será a primeira entre as capitais do Nordeste onde a CBTU vai implantar o sistema, previsto para ser adotado também em Natal e João Pessoa.

O VLT – também conhecido por Trem Padrão – é um veículo moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as locomotivas comuns.

Os modelos devem ter tração a diesel, locomotiva de “duas frentes”, bitola métrica, climatização, carros de aço inoxidável, níveis controlados de poluição, sinalização, sonorização e radiocomunicação, vigilância automática e devem atingir velocidade máxima de 80 km/h.

A previsão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é de que, já nesta primeira fase, quando serão colocadas à disposição dos usuários oito composições - cada uma com três carros de passageiros - haja um incremento de 13 mil passageiros para 40 mil passageiros, diariamente.

Na prática, cada um dos carros de passageiros terá capacidade para transportar 120 pessoas.
Na semana passada chegaram no pátio da CBTU, duas carretas com os trilhos que serão montados para o novo sistema de trem em Maceió. A cada semana – durante o mês de setembro – estarão chegando doze delas à cidade. A previsão é que, até o final deste mês, as 48 carretas de trilhos e as 12 de dormentes estejam em Maceió.

A previsão é que a primeira etapa do VLT esteja funcionando no final de 2010. A expectativa é que oito vagões climatizados – cada um com capacidade para 80 passageiros – estejam fazendo o percurso Bebedouro/Estação Central, no Centro/Mangabeiras. Em uma outra etapa, o VLT fará o percurso Maceió/Lourenço de Albuquerque.

 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯