10 Outubro 2009 - 16:45

Estudantes têm tarde de cultura e Lazer

Drailton Diniz

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), iniciou os trabalhos do programa Cidadania e Justiça na Escola oferecendo, para cerca de 320 crianças da rede municipal de ensino, uma tarde de lazer e cultura. O evento aconteceu no auditório da Esmal.

Este grupo de alunos foi o primeiro beneficiado com a ação. A garotada desfrutou de uma programação diversificada, informativa e animada. Primeiro, eles assistiram a um filme de desenho animado ligado à cidadania, que tratou sobre amizade e desmatamento. Depois, foi oferecido um lanche e, no final, eles viram a apresentação do grupo Sua Majestade o Circo, que é composto por jovens da Vila Emater.

O prefeito Cícero Almeida e a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho, assinaram, no primeiro dia deste mês, o convênio que estabelece o trabalho com alunos das escolas municipais e estaduais, principalmente das regiões de maior vulnerabilidade da cidade, que têm difícil acesso à cultura.

“O Cidadania e Justiça na Escola foi elaborado ano passado e agora está sendo efetivado, com o objetivo de trabalhar as políticas públicas, aproximando a Justiça da população” explicou a diretora do Departamento de Programas Especiais da Semed, Regina Bispo.

“O projeto vai apresentar, aos alunos das escolas localizadas nas regiões de maior risco social da cidade, questões sobre seus direitos e deveres. A Esmal disponibilizará o conhecimento temático e os materiais que nós trabalharemos, por meio do conhecimento pedagógico da equipe da Semed”, falou a diretora.

Ela disse que, além das palestras e materiais fornecidos pela Justiça, com temas como drogas, violência e abuso sexual, os alunos serão acompanhados pelos professores dentro da sala de aula, para dar continuidade ao que foi discutido. Os temas também serão passados para as famílias dos jovens, que serão convidadas a participar do projeto.

A gerente do programa Cidadania e Justiça na Escola, Ana Valéria, falou da equipe multidisciplinar de voluntários da Justiça, que conta com o trabalho voluntário de juízes, promotores, procuradores, advogados e outros. A escola que tiver interesse em ser incluída no projeto Cidadania na Escola e Justiça na Escola, pode entrar em contato com a Esmal pelo e-mail cje@tj.al.gov.br ou pelo telefone: 2126 5353, a partir das 13 horas.

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯