10 Abril 2021 - 11:18

Saúde orienta sobre exercícios domiciliares direcionadas à pessoa com Covid-19

A infecção por Covid-19 pode causar diversos danos à saúde do paciente, tanto respiratórios quanto físicos e psicológicos. Dessa forma, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió apresenta uma cartilha com algumas orientações sobre exercícios voltados para a reabilitação respiratória desses pacientes durante o tratamento clínico e após a cura.

Melânia Vitorino é fisioterapeuta do Cerest e destaca que os exercícios domiciliares são uma estratégia viável para a reabilitação desses pacientes, sendo a orientação terapêutica domiciliar fundamental para um bom resultado. “São propostas de exercícios que podem ser realizados durante o isolamento, de forma a minimizar a perda da condição física”, afirma.

Segundo a profissional, os exercícios devem ser feitos 2 vezes por dia, com uma duração de 15 a 45 minutos cada, de acordo com sua tolerância. Os exercícios devem ser interrompidos quando houver sinal de falta de ar e cansaço, palpitações cardíacas, sensação de aperto no peito, tonturas, dores de cabeça, visão turva, suor intenso e incapacidade de manter o equilíbrio.

A cartilha traz instruções sobre aquecimento, mobilidade torácica, treino aeróbio, treino de força e resfriamento do corpo após exercícios. Não é indicado que se realize o exercício se o paciente apresentar pelo menos um dos seguintes critérios: diagnóstico de Covid-19 há pelo menos 7 dias, temperatura corporal acima de 38º, início da falta de ar há pelo menos 3 dias.

“A atenção domiciliar tornou-se um dos principais pilares da prestação de serviços em saúde, uma vez que atende às necessidades de pacientes com condições críticas de saúde, pois promove a melhoria da qualidade de vida através do controle dos sinais e sintomas, minimizando os riscos de complicações”, finaliza Melânia Vitorino, fisioterapeuta do Cerest.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯