Skip to content

Ações do Ronda no Bairro ajudam a combater violência no Jacintinho

  • Home
  • Maceió
  • Ações do Ronda no Bairro ajudam a combater violência no Jacintinho

Ações do Ronda no Bairro ajudam a combater violência no Jacintinho

O modelo de patrulhamento de proximidade adotado pelo Ronda no Bairro favorece o alcance de bons resultados não apenas na área da segurança pública, mas, também, no âmbito social. Os números registrados pelo programa na área comercial do Jacintinho ajudam a corroborar o antigo ditado popular de que prevenir é melhor que remediar.

E foi com base no êxito das experiências de outros países e de alguns estados brasileiros, que o governador Renan Filho decidiu apostar no policiamento que aproxima os cidadãos dos agentes de segurança pública. Nos últimos três anos, a redução nos índices de violência em Alagoas demonstra que os investimentos em segurança pública são importantes, e o Ronda no Bairro já está contribuindo para a manutenção desse cenário positivo, tendo em vista que não houve registros de ocorrências graves nos horários e no perímetro de cobertura do programa.

A população percebeu as vantagens desse tipo de serviço e passou a denunciar casos e situações que poderiam levar a registros de ocorrências violentas. As pessoas começaram a confiar no trabalho que está sendo desenvolvido estão cooperando com o fornecimento de informações, seja através do Disque Denúncia 181 ou diretamente aos patrulheiros de proximidade, criando assim, uma rede de colaboradores.

O Ronda no Bairro está sob a alçada das Secretarias de Estado Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Além disso, firmou parcerias com as Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também